segunda-feira, 6 de julho de 2015

Martírio

Liquida-se um time


Venha até o Couto Pereira e pegue o seu jogador. Por conta de contratos ridículos, que não dão nenhuma salvaguarda ao Coritiba, nem em relação a jogadores que quase ninguém mais quer, é só chegar, escolher o seu jogador, e levar embora.

O Coritiba está como aquela vitrine de produtos de segunda linha: sempre tem alguém que gosta, resolve arriscar, e leva. Os outros clubes vão até o Alto da Glória, expõem os seus refugos, e ficam aguardando aparecer alguém mais bobo do que os dirigentes alviverdes, para fazer algum troco com que só dava prejuízo aos seus clubes de origem, treinava separado, estava encostado, ou vivia no departamento médico. Pro Coritiba não sobra nada, ou quase nada, além da vergonha de ter sido, mais uma vez, humilhado, posto que nem os refugos pelos quais implorou ele consegue segurar. Pena não existir ninguém cuja estupidez seja maior do que a nossa, pra levar embora o Negueba....


Liquida-se uma história


Quem viu aqueles times da década de 70, quem assistiu ao título nacional de 85, quem acompanhou nossos últimos suspiros com o time de 89, tem, pelo menos, algumas histórias pra lembrar e contar com orgulho. Quem não viu, já se acostumou à mediocridade, já incorporou o sentimento de vergonha, e vive hoje apenas da esperança de sair da zona de rebaixamento do Brasileirão, objetivo que, quando alcançado, constitui-se no feito máximo que podemos alcançar, uma vez que, agora, nem os campeonatos regionais nós conseguimos ganhar. O problema maior disso tudo é que, para o que parece já ser a maioria da torcida alviverde, resultados como os do último sábado são admitidos como normais, e nem protestos ensejam mais.


Soberba


Não tenho dúvida alguma que, a despeito da ruindade do nosso time, concorreu muito para o empate contra o Joinville a soberba de ter poupado jogadores da partida contra o Galo, imaginando que ganharíamos com tranquilidade do lanterna do campeonato.

Pode-se apelar para as mais diversas tecnicidades para justificar a não escalação dos jogadores em Belo Horizonte, mas o fato é que toda essa cautela foi completamente inócua, posto que os “poupados” em nada contribuíram para evitar mais uma vergonhosa apresentação em pleno Couto Pereira. E, pra comprovar a nossa mais extrema burrice, de que adianta atribuir aos jogadores mais experientes, recém-contratados, a função de resolver boa parte dos nossos problemas, se eles não podem nem jogar a maioria das partidas???


Tormento


O fato é que, a despeito da comprovada incompetência dos nossos dirigentes e da completa despreocupação e falta de garra dos nossos jogadores, os maiores tolos da história somos nós, por nos negarmos a admitir o óbvio: o Coritiba merece ser rebaixado. Hoje mesmo, certamente, aparecerão aqueles incautos que insistem em confundir admitir a nossa triste realidade com “torcer contra” o Coritiba.

No campeonato paranaense, em 2014 não passamos nem das semifinais; em 2015, fomos goleados em casa, na decisão, por um time do interior. No Brasileirão 2014 passamos quase que o campeonato todo na zona de rebaixamento, coisa que está a se repetir este ano. Ou seja, como acreditar em algo bom se apenas pioramos de um ano para outro, se cavamos ainda mais o já imensamente fundo buraco em que nos encontramos??

Iniciamos mais uma semana, já em julho (!), ouvindo os dirigentes dizerem que vão contratar jogadores, aguardando a vinda de mais um ex-jogador que não vai mudar absolutamente nada (Leo Moura), acompanhando os médicos do clube criarem uma lista de chamada para poder organizar o número de contundidos, vendo a incoerência de contratar um monte de jogadores que precisam ser “poupados” de partidas importantes, as quais deveriam ajudar a decidir, e não conseguindo ganhar nem do único time que, pelo menos no número de pontos, por mais incrível que pareça, consegue estar abaixo do nosso.

Ter esperanças com esse time, portanto, é exercer ao limite o direito de ser masoquista, é crer no impossível, é adotar o comportamento doentio de fazer da frustração um prazer.

Do jeito em que estamos, e com a quase inexistente possibilidade de que algo possa mudar radicalmente, ter pela frente ainda mais 27 rodadas no campeonato não é um alento, é uma tortura.

---

mpopini@yahoo.com.br
Instagram: mpopini


Um comentário:

  1. Atenção Nação Coxa!!!!!
    Investiguem
    Diretoria em negociação com a AVANTI (Palmeiras).
    Querendo terceirizar os torcedores, dando 35% do valor pago pelo sócio para outra empresa, de outro estado. Com a promessa de aumentar os números de torcedores, reduzindo a renda.
    O torcedor vai virar um número, querem fechar a Central de Atendimento...
    ATENÇÃO ATENÇÃO ATENÇÃO!!!!!!!!
    Quem vai ganhar com isso?

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).