quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

1000 vezes Alex!


Em 1995, eu morava e trabalhava (como geólogo) em Pitinga, uma vila residencial situada 320 km a norte de Manaus, no Amazonas, naquela que um dia já havia sido uma das maiores minas de estanho do mundo.

Em um domingo de dezembro desse ano (dia 10), em Curitiba, o Coritiba vencia, por 4x2, o time do Central de Caruaru (PE), pela segunda divisão do Brasileirão, e ficava a apenas uma vitória de retornar à elite do futebol. O jogo seguinte seria contra o Atlético PR, no Couto Pereira.

Até hoje, 2014, eu não sei como eu consegui sair de Pitinga e chegar em Curitiba, a 4000 km de distância, a tempo de ver Alex marcar o primeiro gol da vitória de 3x0 sobre o nosso rival. Um gol que lavou a alma de todos os Coxas Brancas, e que ficou marcado para sempre em minha memória, como um dos que eu mais comemorei em toda a minha vida.

Voltei à Amazônia e ainda fiquei mais sete anos trabalhando por lá (ao todo foram 10 anos). Alex deixou o Coritiba e foi fazer história em outros clubes.

O tempo foi passando e eu tinha como finda a história Alex-Coritiba, eternizada por aquele gol no atletiba de 1995, que recompensou cada um dos 8000 km que eu viajei para assistir a um único jogo de futebol, bem como premiou e justificou a loucura de eu quase ter jogado meu emprego fora...

Porém, eis que hoje eu me pego vestindo uma camisa do Coritiba com o nome de Alex às costas, porque Alex joga no Coritiba, e por ele irá completar a milésima partida de sua vitoriosa carreira.

Não tenho Alex como um ídolo, mas como um símbolo. Ídolos são construídos pelo momento, símbolos são escolhidos pela história. Alex é, pra mim, um símbolo de seriedade, de profissionalismo, de dedicação, de respeito e devoção às cores do Coritiba. Alex confere ao clube que eu amo uma grandeza imensa, ao materializá-la a cada toque na bola e ao eternizá-la a cada gol marcado com a nossa camisa.

Hoje à noite, no Couto Pereira, quando soar o apito dando início ao milésimo espetáculo de um símbolo Coxa Branca, mais do que parabéns eu gostaria de dizer: muito obrigado, Alex!

Um comentário:

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).