segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Castigo


Depois de um ano bisonho, repleto de vexames históricos, eis que o Coritiba, sabe-se lá como, ainda consegue chegar vivo à última rodada do campeonato.

E, como que a sofrer um merecido castigo por toda a irresponsabilidade dos diretores que montaram esse elenco, o Coxa tem a obrigação de vencer seu último jogo, fora de casa. Pois que não se iludam aqueles que acham que o Fluminense não irá derrotar o Bahia, não apenas pela falta de objetivos deste, mas principalmente pelo empenho do mecenas daquele, que tudo fará para não ver o seu time rebaixado.

O Coritiba jogou dezoito partidas fora de casa no Brasileirão. Venceu apenas uma. No último jogo do ano, não terá Deivid, que, se por um lado comemorou o gol contra o Botafogo como se fosse o gol da sua vida, por outro lado foi irresponsável ao levar o terceiro cartão amarelo quando deixava o campo, substituído por Júlio César. Ainda assim, Deivid fica com crédito, pois, mesmo jogando no sacrifício, provou ser um jogador capaz de fazer a diferença nos momentos difíceis, ainda mais se lembrarmos que devemos a ele o nosso não rebaixamento já em 2012. Oxalá tivéssemos mais um ou dois jogadores como ele, decisivos.

Ontem, mais uma vez, o Coritiba jogou mal. Mas venceu, e isso é que importa. Ainda assim, não há como deixar de mencionar a surpresa (negativa) pela escalação do time. Porém, pensando bem, neste momento crítico a escalação é o que menos importa. Teremos que ir com o que temos, com o que tivemos em 2013 todo.

Tcheco está fazendo certo, ao apelar para a motivação dos jogadores. Pois só o que pode nos salvar agora não é mais a técnica, que nosso time não tem, ou mesmo a raça, que nosso time não teve durante o ano. Só o que pode nos livrar de mais um rebaixamento, que seria o terceiro em oito anos, é a vergonha na cara dos jogadores. Vergonha na cara como a que tiveram os jogadores do Criciúma, ao vencerem quatro dos seus últimos cinco jogos; ou do Bahia, ao ganharem as suas três últimas partidas, em sequência; nesses dois casos, não fez diferença atuar dentro ou fora de suas “casas”.

Em um meio completamente podre, onde o time campeão brasileiro se presta ao papel de facilitar os jogos, seja por interesses escusos, seja pela completa ausência de ética ao desconsiderar os outros dezoito clubes participantes do campeonato, esperar que os jogadores olhem para a camisa que vestem e para a torcida que representam e se motivem, e se dediquem é, no mínimo, ingenuidade, para não dizer estupidez. E um novo rebaixamento do Coritiba não seria injusto, nem para os seus incompetentes e irresponsáveis dirigentes, nem para a sua autoindulgente torcida, que se omitiu ao aplaudir e avalizar tantos desacertos.

Porém, se ainda nos é dada a chance de salvar este ano, para tentar, pela enésima vez, corrigir os erros na próxima temporada, por que desperdiça-la? Se basta uma vitória para que todos, jogadores, dirigentes e torcedores, possam evitar a vergonha de mais um doloroso rebaixamento, por que não ir lá e simplesmente vencer o São Paulo?

5 comentários:

  1. Se dependemos de uma vitória fora de casa, ESQUEÇA ! Estamos na serie B em 2014. Desculpe, não é pessimismo, são fatos, baseados na nossa história estatística de apanhar de todo mundo fora do Couto Pereira. Não acredito nestes jogadores, e em caso de queda, ela será merecida, pois este é o preço que se paga por errar e repetir os mesmos erros ano após ano. Tomara que eu esteja errado, mas...JÁ ERA ! Henrique Dias

    ResponderExcluir
  2. Não quero de maneira que nosso time caia, mas se cair é muito mais do que merecido... mas infelizmente não será didático, assim como não foi nas outras vezes vendo será o terceiro rebaixamento em 3 anos... isso é o cúmulo do despreparo e da omissão! E penso comigo que se não cairmos também não iremos aprender nada com todo esse sofrimento que estamos passando... enfim, é difícil saber o que é melhor para nosso time. Obs: pior de tudo e ver "político" (literalmente) vir querer botar lenha na fogueira na pior hora possível. Se a situação era tão ruim como ele jogou na net, pq não se aliou aos poucos que criticam toda essa bagunça desde o começo? ou será que agora á melhor hora para tumultuar, aparecer e angariar votos (resumindo:fazer politicagem)... Nosso futuro é escuro e incerto...

    ResponderExcluir
  3. É simples assim: Se fosse para apostar, vc jogaria suas fichas em quem??

    ResponderExcluir
  4. Entre o Fluminense, Vasco e Coritiba vocês acham realmente que o Coxa é o que mais merece cair???

    ResponderExcluir
  5. vamos ganhar dos bambis....... e iremos rumo a 2014..... esse ano com Alex foi um aprendizado dolorido, mas não ficamos devendo a ninguém se tivéssemos um time completo ou com alguns reservas...... calma pessoal..... poderemos ter boas novas em 2014...... podem vir jogadores melhores, pois o Vilson em apanhado muito..... não entrego os pontos ate o apito final..... E NOIS NA SERIE A EM 2014......

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).