segunda-feira, 31 de março de 2014

A dor da ilusão


Na vida, acho que devem existir poucas coisas piores do que a ilusão.

Viver em uma realidade à qual não pertencemos só nos traz amarguras. Sonhar com algo que jamais alcançaremos não é dar ao coração alguma esperança, mas sim fazê-lo sangrar por sofrer seguidas frustrações.

E nós, Coxas Brancas, temos vivido a ilusão de que o Coritiba poderia voltar a ser grande, como já o foi nas décadas de 70 e 80. Desde 1989, temos nos agarrado com fervor aos salvadores da pátria que surgem, de tempos em tempos, prometendo nos devolver a autoestima e a dignidade como clube de futebol.

Assim, entra ano, sai ano, prolongamos um sofrimento que parece não ter data para acabar. Se, pelo menos, tínhamos os campeonatos regionais para poder gritar “É Campeão!”, agora nem isso temos mais. Nós, torcedores, ficamos reféns de aventureiros engravatados que se adonam do clube, bem como de jogadores sem alma cujo arroubo máximo de ousadia acontece não dentro das quatro linhas de um gramado, mas sim em uma carta à diretoria, que expõe muito mais o clube do que as pessoas que estão a matá-lo.

Pois eis que, exatamente quando eu discutia com um grupo de amigos o que significa o Alex para o Coritiba, surge o boato (até agora) de que ele irá anunciar o fim de sua carreira ainda nesta semana, em uma entrevista coletiva. Isso me faz pensar:

- Alex nos mantém (o Coritiba) em um lugar no qual, sem ele, seria impossível estarmos;

- não fossem os gols dele no Paranaense do ano passado, inclusive os dois na decisão, e nem o tetra teríamos ganhado;

-não fossem os gols dele contra os times cariocas no Brasileirão de 2013, só pra citar alguns, e já estaríamos na segundona.

Ou seja, com Alex, vivemos em um mundo ao qual não pertencemos mais.

Sem Alex, acordaríamos no submundo do futebol, onde já estão times que até fizeram graça no Brasil, mas que de lá não conseguem mais sair, tipo o Paraná e o Guarani...

Confirmada a notícia do fim da história de Alex no Coritiba, estará derrubada a ponte que nos dá acesso a um lugar onde não temos condições de estar. A dura realidade de ter um time formado apenas por jogadores bisonhos, que jamais estariam jogando a primeira divisão caso não atuassem em um clube dirigido por amadores aventureiros e mentirosos, estará escancarada da forma mais dolorosa possível.

Mas, quem sabe, sem termos mais no que nos agarrarmos, eliminado o último sopro de esperança que acalenta (e engana) nosso sofrido coração alviverde, talvez não tenhamos nosso sofrimento diminuído, por vermos eliminada da nossa rotina a ilusão?


E, já que a maior parte da torcida Coxa Branca, antes famosa por ser exigente, agora é dada a aplaudir jogadores medíocres, a criar movimentos “revolucionários” que só fazem ecoar o discurso mentiroso dos dirigentes, a apoiar uma organizada que se vende por benesses, e a aceitar de cabeça baixa todas as humilhações que nos tem sido impostas pelos dirigentes, quem sabe esse choque de realidade não seja como um bálsamo para aliviar a dor de esperar um amanhã que, quando chega, se mostra sempre pior do que o ontem?

Com Alex vivemos um sonho. Não o de títulos nacionais ou de uma possível volta ao rol dos grandes clubes. Mas sim o de ver com a nossa camisa um dos maiores jogadores da história do futebol, que, por conta de toda a sua genialidade com a bola, e de seu amor pelo Coritiba, nos deu ainda um tetra campeonato paranaense e uma sobrevida na primeira divisão do Brasileirão. E, anda que a notícia de sua parada não se confirme, ainda que tenha sido apenas uma “pegadinha”, vale pela reflexão e pelo choque de realidade que nos faz ter a certeza do quanto nos apequenamos, e do quanto insistimos em nos enganar, ao viver uma historia de grande clube que não é mais nossa, posto ter sido destruída pelos homens que se sucederam na direção do clube, e por todos aqueles que não apenas aplaudiram as suas decisões, como multiplicaram as suas mentiras.

Bem vinda, realidade...

______

mpopini@yahoocom.br

3 comentários:

  1. Enfim essa e nossa triste realidade ha muitos anos....acho que chegamos ao limite da humilhação, estou nocauteado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 de abril.... Alex fica!!!!
      Confirmado pelo próprio. Acho até bom nao ganhar este paranaense só ia maquiar a crise. Já surtiu efeito Dado se foi falta, chico,germano,ferraz,robinho E mais uma meia dúzia que se ficar no elenco um dia ou outro acaba jogando. Nosso treinador teria que ser Nei Franco.

      Excluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).