segunda-feira, 12 de maio de 2014

Vanderlei: jogador símbolo do Coritiba

E não é que o Coxa perdeu, em casa, para uma espécie de “Coxa C”, um time formado por um monte de refugos do próprio Coritiba (Patric, Renan Oliveira, Rodrigo Mancha, Leonardo)?

E perdeu jogando mal, muito mal. Tivesse o fraquíssimo Sport apenas um pouquinho mais de qualidade, e nem teríamos “dependido” de mais um falha da porcaria do Vanderlei, pra conseguir perder outro jogo daqueles de seis pontos, contra um adversário que certamente vai brigar conosco na parte baixa, bem baixa, da tabela.

Vanderlei é medíocre. Um goleiro fraco, que já protagonizou ajoelhadas patéticas, que sempre falha nos momentos decisivos, que não sabe sair do gol, que não sabe repor uma bola, que faz cera mesmo quando o time está perdendo. E mesmo assim, Vanderlei é titular absoluto do gol do Coritiba.

Pois está aí, em Vanderlei, a representação de toda a mediocridade que virou o Coritiba. Mediocridade resumida na tolerância da torcida para com um frangueiro, na lamentação ridícula pela ausência de um Robinho da vida, nos aplausos pela escolha do presidente do clube para “chefiar” a delegação (??) brasileira na Copa, enquanto nosso time afunda na lama.

Confesso, porém, que a vinda de Celso Roth chegou a me fazer abandonar, ainda que por poucos instantes, a política pessoal de tolerância zero, que adotei de 2009 pra cá. Esqueci-me, porém, que qualquer técnico com um pouco mais de experiência certamente conseguiria arrumar melhor o time que os últimos dois aspirantes que passaram pelo comando do time. Ocorre que apenas organização tática não adianta, ainda mais em um time formado por um bando de pernas de paus, e que tem em um pereba como Zé Love as esperanças de gol.

E assim, com um time ridículo, que começa por um frangueiro e termina com um pereba, e do qual apenas três ou quatro jogadores tem um bom nível (eu citaria Lucas Claro, Carlinhos, Leandro Almeida e Alex), eis que continuamos a caminhar em direção ao abismo, com um esforço enorme para finalmente conseguirmos este ano o que nos esforçamos para conseguir nos últimos dois campeonatos nacionais. E, se nem do Coxa C conseguimos ganhar, e em casa, não vejo como não terminarmos o ano rebaixados.


Mas, pra que se preocupar, né? O nosso puxadinho elitizante está quase pronto, e temos o preparador físico e o treinador de goleiros (quanta ironia!) da Seleção Brasileira. Isso sem contar o engravatado do nosso presidente, agora um aliado daquela mesma CBF que tanto nos prejudicou em nossa história. Então, pra que dar bola aos frangos do ridículo Vanderlei, que escancaram a perspectiva de um 2014 tão sofrido quanto 2012 e 2013??? Ou talvez até não, porque, a continuar assim, estaremos rebaixados bem antes do final do segundo turno.

Uma derrota como essa, para um time tão fraco quanto esse Sport, e que se segue a um empate com o lanterna do campeonato, a outro empate em casa contra um Santos sem meio time, e a um lampejo de garra que nos deu apenas outro empate contra o São Paulo, não pode ser encarada como normal. E basta olhar o elenco e perceber nele a ausência de alguém que possa mudar esse cenário desolador, para ter a certeza de que Celso Roth, sozinho, nada poderá fazer, ainda mais se continuar se mostrando tolerante com tanta mediocridade, da qual Vanderlei é a quintessência.

____________

mpopini@yahoo.com.br


6 comentários:

  1. Infelizmente essa é a verdade nua e crua do nosso verdão de tantas glórias. Roth ajeitou o time, mas nem uma boa tática resiste a falta de qualidade. Para o momento, um centroavante e um meia de qualidade precisam ser contratados para nos livrarmos do rebaixamento, além de dar una chance ao menino William, que pegou tudo no campeonato paranaense.

    Pobre de ti Coritiba

    ResponderExcluir
  2. Caro Popini - Concordo com cada linha, vírgula e ponto.

    SAV

    ResponderExcluir
  3. As perspectivas, infelizmente, não são nada animadoras. O elenco é fraquíssimo e a diretoria permanece inerte. Nada fez, até o momento, para reforçá-lo. Insiste no "discurso do coitadinho". Segundo artigo recente da Gazeta, o nosso Clube é o mais rico dos pobres. Só o esquema do treinador, sem jogadores com um mínimo de qualidade, não produzirá nenhum milagre. Oremos...

    ResponderExcluir
  4. Se mate cara!!! Vc consegue ser mais mediocre do que o time pelo qual diz torcer!!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).