segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Lição definitiva

Difícil entender a surpresa de alguns pelo nosso [quase certo] rebaixamento.

Se em 2012 escapamos da segundona já quase na bacia das almas, em 2013 TUDO indicava que esse seria o nosso fim.

Derrotas para o Paraná Clube no Couto Pereira e para o sub-alguma-coisa do Atlético, goleada para o Nacional de Manaus, derrota em casa e eliminação vergonhosa da Sul Americana para um timeco colombiano, vendas de Rafinha e Emerson, aplausos a jogadores medíocres, contratação de Péricles Chamusca (!!) quando ainda dava tempo de buscar uma reação...

Vilson Ribeiro de Andrade especializou-se em quebrar promessas. Prometeu um 2013 com o Coritiba entre os seis melhores do Brasil, e nos rebaixou para a segunda divisão; prometeu banir as torcidas organizadas do Alto da Glória, e foi dançar no palco durante a festa de aniversário da mais danosa e beligerante delas; condenou o nosso estádio, e resolveu remendá-lo, e elitizá-lo; criticou tudo o que era relacionado à Copa 2014, e cedeu gratuitamente o Couto Pereira para servir como campo de treinamento; prometeu implantar no Coritiba uma estrutura profissional, entregou as chaves do clube para um aventureiro descompromissado e sem história, e manteve o departamento médico e a preparação física do clube com desempenhos piores que os clubes da várzea.

Eu sempre considerei o nosso rebaixamento de 2009 um acidente. Naquele ano, a despeito de nos descuidarmos nas rodadas finais, aconteceu algo extremamente improvável, que foi a arrancada do Fluminense com uma sequência inimaginável de vitórias. Bem diferente do que está a acontecer este ano, quando tivemos várias indicações de que tudo estava errado, a despeito da cortina de fumaça promovida pela diretoria e reforçada por alguns inconsequentes, que criaram "movimentos" entre os torcedores que só faziam cegar a todos, e trabalharam arduamente para esconder nossa fraqueza.

E assim, fecha-se mais um círculo da recente história de mediocridade alviverde: um presidente que aparece como salvador da pátria, nos tira do Inferno e depois, tomado pela soberba e revelando todo o seu despreparo, nos devolve para lá, com requintes de crueldade. Mas não nos isentemos totalmente de culpa, dada a simbiose que formam os dirigentes e os torcedores do Coritiba: aqueles são sádicos, estes são masoquistas.

Então, cá estamos nós, Coxas Brancas,  a sentir o coração ferido, novamente. É como se tivéssemos uma faca cravada no peito, com a qual nos acostumamos, mas na qual vem alguém mexer, de tempos em tempos, para enterrá-la mais fundo ainda na nossa alma. E nos vemos, de novo, com o olhar perdido, com os rostos cobertos por lágrimas, humilhados e espezinhados, como se o nosso amor pelo Coritiba fosse uma maldição a nos acompanhar para toda a eternidade.

Mas talvez possamos fazer de mais essa desgraça algo bom. Talvez consigamos reordenar nossas prioridades, e passar a dedicar mais tempo para as nossas famílias, ao invés de desperdiçá-lo com jogadores e dirigentes aventureiros, todos já com suas vidas ganhas e sem nenhum compromisso com a honra; talvez possamos dar um fim mais nobre ao dinheiro que empregamos nas anuidades de sócios do clube, doando-o para quem irá transformá-lo em alimento, não em salários de vagabundos que não honram nossa camisa e que logo estarão vestindo outra, ou que mais descansam no departamento médico do que trabalham; talvez aprendamos em não mais confiar em pessoas que são vistas como redentoras, mas cujo despreparo e incompetência sempre predominam, no final.

E digo "talvez" porque sei o quanto é difícil arrancar do peito um amor. Olho para o escudo do Coritiba, me emociono, e já me pego tentando acreditar em um recomeço ou, para ser mais fiel ao estado das coisas, em mais uma ressurreição. Mas vou lutar com todas as minhas forças para reordenar minha vida e para, enfim, dar ao Coritiba a mesma importância que ele dá a mim, como seu torcedor: nenhuma.


16 comentários:

  1. Perfeito seus dois últimos parágrafos !
    Com uma dor profunda no peito, dou ênfase a suas palavras:
    "Mas vou lutar com todas as minhas forças para reordenar minha vida e para, enfim, dar ao Coritiba a mesma importância que ele dá a mim, como seu torcedor: nenhuma"
    Pois é essa exatamente a sensação, a de que investi mais de trinta anos da minha vida num time que nunca retribuiu, em nada o meu amor...
    CHEGA!!

    ResponderExcluir
  2. Um time que consegue ser o ÚNICO a perder ( e de goleada ) para o Nautico. Um time que perde TODAS as disputas diretas com candidatos ao rebaixamento. Um time sem alma, sem espírito de vencedor, um time que transformou o Couto Pereira em casa da mãe Joana. Um time que humilha seus torcedores, um time covarde, um time pequeno. Falo em time, o CLUBE continua GRANDE, com uma história bonita, de luta, de conquistas e de honestidade. Jogadores, ou "pseudo-jogadores", tenham um mínimo de decência, e no dia 09 de dezembro, vão embora para SEMPRE do Coritiba. Porque de alguma maneira vamos nos re-re-re-reerguer, mas com vocês bem longe daqui. Att. Henrique Dias

    ResponderExcluir
  3. Convido a torcida Coxa a reunir-se defronte a residência do nosso estimado presidente Vilson para cânticos e orações,até o final do campeonato, à espera de um milagre. Estou certo de ser atendido.
    Credence

    ResponderExcluir
  4. Perfeito como sempre Popini enfim, dar ao Coritiba a mesma importância que ele dá a mim, como seu torcedor: nenhuma

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente eu já venho fazendo isso desde o primeiro tempo ( 3 x 0 para o galo mineiro), o grande problema do CORITIBA, chama-se vilson ribeiro de andrade.

    ResponderExcluir
  6. É, já faz algum tempo que penso o mesmo. O Coritiba-"empresa" não vende um produto atraente. Não vale as centas de reais que gastamos com o plano de sócio e PFC... Racionalmente, tudo indica, faz tempo, que não vale a pena pagar o que pagamos para termos em troca apenas tristezas e decepções. Mas é tão difícil ignorar esta maldição chamada amor...

    ResponderExcluir
  7. Com a lista de convocados do Tcheco para a partida, já teremos 40% de certeza de como ele pensa ou imagina; com a escalação, passaremos a ter 90% de certeza do que acontecerá conosco! Os outros 10%, será a forma como ele comandará essa quadrilha dentro dentro de campo!

    ResponderExcluir
  8. Caro Popini: Eu como um perfeito "Urubu", como eram taxados, aqueles que nunca acreditaram no canto da Sereia, que desde ocampeonato Paranaense, ganho com as calças na mão, de times de várzea,concor-
    do com o seu desabafo.
    Caso, venha a se concretizar, nosso re-
    baixamento, que só um milagre, pode evi-
    tar, colocarei minhas cadeiras à venda,e
    caso não consiga vendê-las, me tornarei
    inadimplente, apenas para não perdê-las.
    Com certeza, alguem precisa mais do meu
    dinheiro, do que esses aventureiros, que
    se apossaram do nosso clube, e desse ban-
    do de jogadores, que vivem na noite, e
    não tem nenhum amor, ou no mínimo, res-
    peito ao nosso manto sagrado.

    ResponderExcluir
  9. Quadro estarrecedor. De fato o sofrido torcedor não tem recebido nenhuma contrapartida por parte do Clube. Não antevejo, torcendo para estar errado, nenhuma perspectiva de melhoria no horizonte. O sentimento dos torcedores do meu círculo de amizade é o mesmo dos participantes deste site. A condição de torcedor, em nenhum momento, proporciona um mínimo de alegria e de esperança. Ao contrários, só decepções e dissabores. Tomara que surja um novo Evangelino (que saudade do "chinês!) que reerga o Clube.

    ResponderExcluir
  10. A partir da final contra o Vasco (Copa do Brasil) parei de acreditar nessa diretoria. Não confio mais. Ainda pago o PFC porque gosto de futebol, mas acreditar que esses dirigentes irão fazer do Coxa um grande time é piada, da qual eu não acho mais graça faz algum tempo. Amadorismo como há muito tempo eu não via. Iremos virar um Guarani da vida, com todo o respeito ao bugre, que acredito está melhor que nós pois dispensou o Diogo e o Coxa o contratou.

    ResponderExcluir
  11. É isso ai Popini, o mais triste é que isso estava previsto a muito tempo conforme ja alertado inúmeras vezes, mas o petralhinha Jr não deu ouvidos, levará o maior clube do estado ao inferno da segundona novamente.

    ResponderExcluir
  12. Eu também fui e não volto mais. Venderei minha cadeira que herdei de meu avô e chega. Já não estava ligando nem prá Seleção Brasileira e, agora, nem para o Coritiba. Vou procurar outra coisa para fazer, como por exemplo ler bons livros ou curtir outros esportes. Futebol já era. Este ano a mediocridade do futebol brasileiro está no pior nível em décadas. Estava tão fácil chegar lá que até aquele bando de perebas rubro-negros fizeram miséria no brasileirão. Então a conclusão que chego é que nosso time está abaixo da mediocridade ao ser rebaixado justo neste ano.
    Sidney1959

    ResponderExcluir
  13. Certíssimo Popini, tinha esse mesmo pensamento há anos, eu havia desistido de seguir o CFC em 98, mas justo naquele ano tivemos um bom time e eu me encantei novamente. Outra coisa que nunca comentei nas postagens no Coxanautas era sobre a Timemania para não influenciar outros ou criar discussão idiota com as alices, pensei comigo, um monte de malandros e bandidos criam essas dívidas milionárias e nós torcedores temos que pagar com o canto da sereia de loteria? Nem a pau, para não dizer que nunca joguei, joguei umas 6 vezes somente mais por embalo de ir jogar na mega do que querendo a Timemania. E agora essa palhaçada toda que esse presidente vem fazendo estou no grupo que irá tirar o time de campo se acaso cairmos novamente, cair para série B faz parte do jogo mas dessa forma é inadmissível, a culpa é da torcida, é do cap, é da chuva e nunca admitem que pelo se enganaram.
    Será muito dolorido como diz a sua coluna, mas direcionarei esses recursos para uma ajuda humanitária para o povo Massai que vc conheceu na África que precisa muito mais do que esse bando de pinguços que estão aí.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Augusto de Castro.24 de novembro de 2013 às 15:23

    "SOU APENAS UMA VOZ QUE CLAMA NO DESERTO"

    É assim que eu me sinto, e faz muito tempo. Tenho dito repetidas vezes que o que vivemos faz parte de um plano diabólico para destruir de uma vez por todas o Coritiba. Não é difícil acompanhar agora, tudo que aconteceu desde o desmanche até a eliminação dos melhores e bem intencionados atletas. As articulações pérfidas entre o presidente e seu oportunista gerente, como ele chamava, e o imobilismo diante de decisões que poderiam ter evitado tudo que hoje ocorre.


    Todos viram e ficaram passivos diante das atitudes do mandatário, muitos louvaram tanto um como o outro. O choque de opiniões entre pessoas exaltadas resultou em uma profunda divisão entre os sofridos torcedores, que enxergam somente o efeito, mas são absolutamente cegos para as causas. Quem lucrou com tudo isso? fomos nós?


    A questão é a seguinte: O Coritiba incomoda muita gente, quer por sua gloriosa história quer por sua imensa torcida. Nosso êxito é um sofrimento para muitos. As grandes decisões nacionais, os campeonatos estaduais, o time com maior número de vitórias do mundo , a fantástica Green Hell, a maior bandeira de torcida do Brasil e de uma torcida inflamada.


    Ao lado de tanta grandeza histórica: de torcedores que se dizem fiéis; quando lemos em grandes letreiros: ETERNAMENTE COXAS, A TORCIDA QUE NUNCA ABANDONA, O CORITIBA SOMOS NÓS e outras frases de efeito, observo desalentado,como são mentirosos e frouxos os torcedores do Coritiba. Primeiro: por que aceitam,( tanto os exaltados como os moderados) passivamente tudo o que lhes é enfiado goela abaixo. Por exemplo, a sucessão de presidentes boçais é lendária somente interrompida pelo Evangelino. Hoje, além de tudo o mandatário complementa com atos de banditismo de quem é um perfeito cafajeste . Segundo: porque criticam duramente os jogadores por não terem noção de profissionalismo e hombridade mas que dizer do oportunista torcedor que coloca: cadeiras para serem vendidas, outros arautos vão destinar seus preciosos e chorados recursos em beneficio dos africanos e coisas do gênero como gastar com a família.


    O MEDO , A HIPOCRISIA, A VAIDADE, O CARÁTER NEBULOSO formam um escudo protetor para os covardes e oportunistas. Qualquer um que lhes dirija palavras debochadas já é um motivo para grande desalento. Pergunto então: porque quando tudo está bem ninguém quer abandonar o barco? pergunto também: alguém está preocupado quando o número de torcedores cair drasticamente o que acontecerá com a SOBREVIVÊNCIA DO CORITIBA?



    SÓ E DESPROTEGIDO, NAS MÃO DOS BANDIDOS assistiremos o funeral daquele que resistiu por mais de um século (antes da invasão desta corja que aí está), seja na diretoria seja de torcedores e jogadores que não merecem sequer usar a camisa do GLORIOSO ou receber seus salários


    Parabéns torcedores fracassados, parabéns jogadores medíocres e podres que, graças ao presidente, ( o maior inimigo do Coritiba em toda sua história), permitiu que se fantasiassem com nosso uniforme para enchê-lo vergonha. Graças a Deus o Glorioso não vai sofrer, quem sofrerá serão as gerações futuras que verão com tristeza como fomos nojentos com esta forma de agir. Parabéns ao grande líder que desceu do céu aclamado por milhares e no momento de mostrar para que poderia servir transformou-se em líder classista, buscando seus interesses particulares esquecendo de suas obrigações profissionais arratando-se com preguiça no campo, pior de tudo, diminuindo o potencial do time onde joga. Ouvir coisas assim são difíceis de acreditar pois ele se diz torcedor ele está lá para decidir, ( muito bem pago) e melhorar a situação criada.



    CUIDADO TORCEDORES, com que dizem e agem, os bons e maus exemplos são seguidos pelos fracos, e o Coritiba, está repleto deles...

    Carlos Augusto de Castro




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, meu amigo. Se vou colocar à venda minha cadeira é opção minha. Se você não sabe, estas cadeiras foram vendidas pelo Coxa bem caras à época para ajudar a financiar a construção do estádio e foram pagas por coxas que acreditavam na instituição porque ela mostrava que dava para acreditar. Se você acha que quem se desiludiu é fraco quero ver você aguentar quase 50 anos torcendo para um time e ver o que fizeram com ele, na atualidade. Meu amigo, chega uma hora que cansa, sabe? Viagens, tempo, emoções nem sempre agradáveis, risco de se machucar nos estádios, até assistir o "dono" de um time do interior dentro do campo com um três-oitão na cintura.... Enfrentamos tudo isso e mais um pouco e para quê? Para ver o que hoje fazem com nosso Clube? Isso é ser fraco ou estar de saco cheio? Pense melhor e não rotule quem você não conhece e não conhece a história como torcedor, certo?
      Sidney1959

      Excluir
  15. Cair para série B faz parte do jogo, o inadmissível é vestir a carapuça de golfinho mesmo, caso ocorra o terceiro rebaixamento em menos de 10 anos.
    Torcer para um time de futebol é lazer, não devemos colocar esses pilantras em primeiro lugar em nossas vidas.
    Contribuirmos mensalmente por amor a uma instituição que não lhe dá retorno, não admite erros e muito menos satisfação e coloca a culpa no eterno rival, na fuga dos sócios, etc, etc.
    Não acredito que comentários de torcedores farão um desserviço maior do que o clube está fazendo com seus torcedores.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).