sexta-feira, 1 de novembro de 2013

2014 ???

Bastaram duas boas vitórias, sobre Cruzeiro e Grêmio, para o Coritiba esquecer  o ridículo desempenho do time este ano, e começar a discursar sobre 2014.

Pois, às vésperas de dois jogos importantíssimos, onde iremos enfrentar concorrentes diretos na briga para fugir [MAIS UMA VEZ] do rebaixamento, já começam os discursos de sempre, sobre "montar um time competitivo para o ano que vem", e "ajustar alguns erros cometidos" (aliás, dizer "alguns erros" é conceder-se uma auto indulgência que ultrapassa as raias da soberba). Mesmo que nosso presidente reconheça, na mesma fala, que "temos ainda uma missão difícil", não é hora de se discursar sobre 2014. Por dois motivos.

- primeiro: ninguém mais vai acreditar nessa conversa de "ajustar erros cometidos". Tivessem eles, os erros, tido sido cometidos pela primeira vez, talvez até desse pra acreditar nesse papo furado. Mas os erros de 2013 foram meras repetições da nossa rotina de incompetência, em relação à contratação de maus jogadores e à venda dos bons; isso sem falar no fator principal, escondido sobre a égide de ser um "assunto interno do clube", da questão da pontualidade (ou não) das obrigações salariais com os jogadores;

- segundo, e mais importante: 2013 NÃO acabou ainda!! Em um ano em que conseguimos perder para o Paraná no Couto Pereira, para o time sub-23 do Atlético, em que fomos GOLEADOS e desclassificados da Copa do Brasil por um time amador de Manaus e HUMILHADOS por um time semi-amador da Colômbia (em um torneio continental!), em um ano em que temos o PIOR desempenho como visitantes no Brasileirão, nada mais coerente que cheguemos a novembro rezando para que o mal maior, que seria uma nova queda para a segunda divisão, não se concretize.

Sim, há de se valorizar as vitórias alcançadas sobre Cruzeiro e Grêmio, pois elas nos devolveram um pingo da dignidade que nos foi roubada durante este ano terrível. Mas não, nem de longe é possível relaxar, como se todo o perigo já tivesse sido afastado e, pior ainda, comemorar como uma conquista a possível fuga do rebaixamento. A menos que sejamos realmente pequenos, e que aceitemos que o máximo a que podemos aspirar, ano após ano, é não cair mais.

Esqueçam 2014! E risquem do nosso dicionário a palavra "projeto", pois ela nos ofende, à medida em que nos toma por idiotas capazes de sermos enganados repetidas vezes. O único projeto que nos interessa, agora, é continuar com a sequência de boas apresentações do time, que resultaram em vitórias importantes. Foquem no Vasco. E depois na Lusa. E no Corinthians. E nos outros quatro jogos. Não temos o direito de pensar no ano que vem, sob pena de perdermos o foco para escapar da humilhação que está sendo esse nosso 2013.

Não prometam para o nosso amanhã e não repitam o nosso ontem, apenas TRABALHEM pelo nosso hoje.




3 comentários:

  1. Muito boa, rapaz! Dado concreto: O que fazer para que a tigrada perceba o Todo que você aborda e não dar folga ao #Foda-çe, Vilson? Em 2009 não estava muito diferente a situação e, enquanto não forem alcançados, pelo menos, mais 9 pontos não haverá paz.
    Credence

    ResponderExcluir
  2. Conseguimos montar um dos times mais FDP de todos os tempos!! Anda Alex, anda....

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Popini. Depois de estar com amigos atleticanos e ser sarrado e humilhado (você sabe como eles são) e quase brigar com eles, esta madrugada eu escrevi um monte de impropérios no Coxanautas (xinguei mesmo, escrevi palavrões aos montes, ofendi desde o presidente até as alices encantadas) e fui chamado de poodle. Nossa vida de coxa-branca se resume a torcer pelos outros, simples assim. Hoje, por exemplo, é torcer para Grêmio, Flamengo e por um empate entre Criciúma e Ponte Preta!!! E tem gente que acha que 2013 já acabou? A última coisa que falta para que nos convençamos que somos um time pequeno e sem ambição é festejar se não cairmos com foguetório e buzinaço pela cidade. Aí a vergonha será completa...
    Sidney1959

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).