domingo, 27 de outubro de 2013

Entrevista com o capitão Alex

Ao tomar ciência da matéria irresponsável divulgada por um portal de notícias de Curitiba, que dizia que Alex já estava "de malas prontas" para deixar o Coritiba, entrei em contato com o capitão coritibano, e aproveitei para pedir-lhe para responder algumas perguntas a serem publicadas no site Opinião Coxa, que eu enviaria via e-mail, no que fui pronta e gentilmente atendido.

Reproduzo aqui, então, as respostas de Alex, enviadas ainda antes da partida contra o Grêmio, e deixo um agradecimento a ele, pela sua dedicação para com as nossas cores alviverdes.


1- Neste seu primeiro ano do retorno ao Coritiba, o que lhe surpreendeu, positiva e negativamente?

R: positivamente o que mais me chamou a atenção foi a vontade de todos os que gostam do clube estarem com o mesmo proposito de fazer o clube crescer e evoluir. Negativamente, que o clube não consegue desenvolver na pratica as ideias de crescimento.  Porque todos sabemos que o clube possui potencial para tal.


2- Em termos de grandeza, em que nível você colocaria o Coritiba e o que você acha que falta para o Coritiba crescer definitiva e perenemente?

R: acredito que somos um time médio, mas com bom potencial de crescimento, e explico porque penso assim: não temos cota alta de TV; não temos ainda um plano de sócios que agrade a grande maioria, existe o sistema de associados mas que é muito discutido ainda; temos uma imprensa que não nos ajuda em nada; ainda perdemos disputas por jogadores para clubes do mesmo padrão; temos uma situação autofágica em acreditar que não temos possibilidades de melhoras, mesmo com muitos acreditando no potencial do clube.

O principal ponto em minha concepção é a de não termos uma filosofia. O que somos!? O que podemos!? Como fazer!?

Cheguei ao clube em 1987 e até hoje não sei se somos formadores, vendedores, compradores.
Futebol alem da paixão é um negocio, e não sabemos(eu pelo menos não sei) qual é nossa filosofia.


3- Onde o Coritiba errou em 2013 para, mais uma vez, estarmos “apenas” brigando para não sermos rebaixados?

R: errou ao montar um grupo desequilibrado. Errou na composição do elenco. Temos vários exemplos disso que estou falando, e pagamos por isso ao longo do ano. Temos 5 laterais do lado esquerdo, temos um na direita. Não temos nenhum jogador de velocidade.


4- Esse seu retorno ao futebol brasileiro tem sido marcado por declarações fortes, que geram muita polêmica (como nos casos sobre a Rede Globo/CBF e a recente entrevista para a revista Placar, em que se tocou até no assunto homofobia). Essa sua sinceridade nas entrevistas, ainda que possa vir a mudar algo no futuro, em um primeiro momento não seriam prejudiciais ao Coritiba, pelo fato de você estar em plena atividade, ligado ao clube, e à medida em que envolvem assuntos tão polêmicos e que mexem com tantos segmentos do esporte e da sociedade?

R: por que prejudicaria ao clube eu constatar um fato? eu não critiquei a Globo! Só disse o que todos nós sabemos: ela paga as cotas dos clubes e a CBF organiza e centraliza a competição. Disse que não gosto dos jogos as 21:45. Isso na minha opinião não é critica, é uma constatação, e disse que pra mim que jogo já é difícil, imagina para o torcedor que tem que ir ao estádio. Não vejo como crítica e também não vejo relação nenhuma com o clube, mesmo eu sendo parte do clube. Nas outras situações respondo as perguntas que me fazem, sem atacar ninguém,sem agredir ninguém. Não sou formador de opinião, e como qualquer outro cidadão tenho minhas opiniões, e desde que elas sejam respeitosas, mesmo com muitos não concordando eu vou emiti-las.


5- Um portal informativo de Curitiba juntou um monte de frases suas, ditas (?) em diversos momentos, para afirmar que suas “malas já estão prontas” para sua saída do Coritiba, ao final deste ano. Suposições à parte, existe mesmo a possibilidade de você rescindir antes o contrato de dois anos assinado com o Coritiba?

R: foram infelizes e irresponsáveis. Pegaram um trecho da entrevista na revista placar e montaram uma matéria. Eu tenho contrato e realmente pretendo cumpri-lo.


6- Passa pela cabeça de um jogador de futebol, e de um ídolo mais propriamente, que a pouca presença de público nos estádios pode ser motivada mais pela tristeza advinda de seguidas frustrações, do preço dos ingressos, de frases que saem na imprensa, da desilusão com os dirigentes que raramente cumprem o que prometem, e não apenas da falta de vontade de apoiar o clube do seu coração?

R: passa muita coisa em minha cabeça. Entendo todos os sentimentos dos torcedores. As desilusões, as alegrias, a fúria com promessas não cumpridas, a falta de título, a dificuldade de chegar ao estádio, a infra estrutura, uma outra opção. Até mesmo porque antes de jogador eu sou torcedor do COXA. Eu só acho que o clube está acima de tudo isso que foi citado. O que penso é que devemos inserir o Coxa no nosso dia a dia, e sei que muitos fazem isso. 

Mas, sinceramente, como jogador de futebol tem sido uma experiência rica pra mim. Fiquei feliz, fiquei triste, emocionei-me, chateei-me. Vivi emoções diferentes das que vivi em outros clubes devido aqui ser o clube que torço, onde cresci, onde aprendi, onde me deu a chance de formar minha família e ganhar o que tenho hoje. Mas acredito que cada Coxa Branca tenha um porque do apoio total ou não. É uma discussão ampla. E quando falo do potencial do clube, passa principalmente por nós, torcedores, mesmo sabendo que existem vários sentimentos enraizados já em nós.


7- A torcida Coxa Branca hoje, a meu ver, é uma torcida traumatizada, ferida, insegura, que tem medo de se entregar totalmente e novamente ser judiada por jogadores que não conhecem a sua devoção e por dirigentes que ignoram essa devoção. Ainda assim, tem a 7ª maior média de público nos estádios, este ano. Como essa torcida poderia ser completamente “reconquistada” pelo clube?

R: imagino que o clube sendo sincero com ela e criando uma filosofia de fato. Aí essa reconquista pode acontecer.


8- Você tem jogado machucado? Caso a resposta seja sim, além da obviedade da situação difícil pela qual passamos, por que mais você faz isso? Em um exercício de imaginação, um jogador “não torcedor” do clube pelo qual joga faria isso também?

R: tô machucado sim. Normalmente teria que parar por um mês, no minimo. Talvez me dê até problemas no futuro, mas faço para tentar ajudar. Faço, mesmo com dificuldades, porque acho que posso ajudar. Tentei ir conta o Vitoria, não deu; fui contra a Ponte sem a condição, fomos infelizes, porque mesmo nessa condição fui razoável, e numa bola com o Robinho e outra com o Bill, em passes meus, poderíamos ter um outro resultado. 

Com o Cruzeiro, mais uma vez; será contra o Grêmio e assim por diante. Luxei o dedo minimo contra o Flamengo. Fiquei de fora contra o Atlético e voltei contra o Santos. Teve um lance pesado que tive uma torção do tornozelo muito forte no pé contrário, então ter estabilidade de giro, de mudança de velocidade, de pé de apoio, é realmente muito difícil e doloroso, mas vou continuar tentando. Em relação a outros jogadores, já vi varias vezes alguns fazerem algo parecido.


9- Quando você estreou pelo clube em 1995, jogando um Atletiba, o Carpegiani acreditou que sua idade não seria impeditivo. Você acredita que o clube deveria dar mais oportunidade aos garotos da base?

R: eu subi ao acaso. Não teve planos para que eu e o restante daquela geração subisse. Entra na filosofia que falei. Não tinha em 1995, e hoje também não tem.


10- O que você espera conquistar ainda na sua carreira, pelo futebol, e pelo Coritiba?

R: títulos!! Mas para vencer a primeira situação que tem que existir é uma equipe competitiva. É o que eu espero.


11- Por onde você acha que deveria começar a "mentalidade vencedora" que que você disse que gostaria de ver no Coritiba?

- pelos dirigentes, que deveriam montar um bom time capaz de ganhar títulos?
- pelo elenco, que deveria jogar por sua vida e seu futuro além de valorizar o clube que os contratou?
- pela torcida, que deveria apoiar e incentivar incondicionalmente durante os 90 minutos, independentemente do rendimento do time em campo e dos resultados alcançados?

R: todos esses fatores são importantes. Acredito que a locomotiva do clube seja a sinceridade de sabermos realmente como esta o clube. Aí passa pela diretoria, elenco e o torcedor. Ninguém caminha sozinho. Se a diretoria estiver longe do pessoal do futebol, a coisa não funciona. Se o torcedor não está integrado com o clube, também não funciona. Se o time vai a campo e o torcedor não está gostando do que vê, também não vai funcionar. Todo time campeão tem problemas também. Mas eles diminuem porque a diretoria passa situações que o torcedor acredita, os jogadores acreditam, e abraçam a ideia do clube. 

O torcedor, quando a coisa não está boa no campo, incentiva, cobra, xinga, porque acredita que aquele time pode ser cobrado para tal, e não porque não esta gostando do que está vendo...na minha opinião andamos de mãos dadas. Do presidente, passando pela diretoria, chegando no futebol, indo para arquibancada. Ou ao contrario, da arquibancada para o campo, dos jogadores para a diretoria e o presidente. Mas na minha opinião o ponto principal e saber em que situação o clube está, onde pode chegar, e todos remarem para o mesmo lado.


15 comentários:

  1. E aí ? O que existe por trás desta reportagem criminosa do jornaleco ? Alguém sabe ? Eu "acho" que sei ! Processo neles ! Att. Henrique

    ResponderExcluir
  2. As respostas do Alex são bastante equilibradas e coerentes. Em nenhum momento, demonstra desapreço pelo Clube. Ao contrário, sempre reafirma a sua condição de torcedor e a sua esperança de ver o Clube evoluir no contexto do futebol brasileiro. A matéria do jornal simpatizante do rival, portanto, está em descompasso com a realidade, o que, para quem conhece o futebol paranaense, não é nada surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei aliviada ao ler a entrevista,porque o que antes havia sido distorcidamente divulgado,não combinava com o que sempre conheci do atleta.Distorceram para desestablilizar mais ainda o coritiba,além de todos os nossos problemas,ainda temos que conviver com essa imprensa marron que sempre visou o mal do nosso coxa.É bom ver que ainda existem atletas como o Alex.Luíza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só calar a boca que não há distorção de fala. O Alex precisa aprender a ficar quieto. Neste ponto acredito que o mafioso presidente do clube lá de baixo está certo. Cala a boca, Alex!!!
      Sidney1959

      Excluir
  4. Acho que o Alex, como liderança dentro e fora dos campos, deveria exigir um elenco forte para 2014, sob pena de não jogar...porque se depender da diretoria, vai ser igual a 2013.

    No mais é um orgulho termos o Alex como jogador, torcedor, ídolo e formador de opinião.
    É um craque, dentro e fora dos campos.
    SAV

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista, Popini.
    Logo que li a "matéria" no site do jornaleco, já ficou evidente que se tratava de um factóide daqueles que só querem desestabilizar o ambiente.
    Nada como esclarecer as coisas direto na fonte.
    Mais uma vez, parabéns pela entrevista, e também pelo excelente blog.
    Cristiano

    ResponderExcluir
  6. Caro Popini, mais uma vez agradeço a você por nos esclarecer mais uma palhaçada da imprensa de Curitiba.
    Sabemos que por mais carater que o homem Alex tenha, o atleta neste momento falará mais alto.
    Vejo nas entrelinhas que ha possibilidade sim de ele sair, mas o motivo não seria financeiro e sim a falta de compromisso com a verdade desta diretoria. Será mais um tiro no pé desta diretoria não cumprir pelo menos o mínimo, que é a honestidade com seus atletas e torcida.

    SAV

    ResponderExcluir
  7. Ótima entrevista, com perguntas pertinentes. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Grande COXA-BRANCA Popini! Excelente iniciativa, excelente entrevista. Mais um torcedor VERDADEIRO fazendo seu papel, acalmando a torcida que ficou angustiada com MENTIRAS escritas com péssima intenção.
    Valeu...

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a entrevista, feita de maneira correta e com as respostas que a torcida queria ouvir.
    Alex é craque dentro e fora do clube e ao final de 2014 com certeza o Coxa terá um ótimo representante fora das 4 linhas.
    Sergio Valdeira

    ResponderExcluir
  10. Excelente entrevista! Tenho certeza nosso grande craque ja esta fazendo o "impossível" para dentro e fora de campo para melhorar nossa situação e nos oferecer um futuro melhor, se tem alguém que devemos apoiar em todas essas histórias e estórias é o Alex! E acima de tudo o Coritiba!
    Mas sendo bem sincero, se a ida dele para o time dos porcos garantisse a ele uma convocação e uma vaga na copa do mundo, eu faria até abaixo assinado pra ele ir, porque ele merece, ele tem o direito mais que adquirido de ser capitão dessa molecada na Copa no Brasil... mesmo tendo asco desse time, apoiaria ele se essa fosse sua decisão, mas ele mesmo deixou claro que não é!
    Torcedor coxa tem que valorizar demais esse cara, o último 10 do futebol mundial!


    ResponderExcluir
  11. Espero que nosso presidente, diretores e conselheiros leiam a entrevista...

    SérgioM



    ResponderExcluir
  12. É só calar a boca que não há distorção de fala. O Alex precisa aprender a ficar quieto. Neste ponto acredito que o mafioso presidente do clube lá de baixo está certo. Cala a boca, Alex!!! Mostre em campo quem você é!!!
    Sidney1959

    ResponderExcluir
  13. http://revistaforum.com.br/blog/2013/10/coisa-de-profissional/
    Credence

    ResponderExcluir
  14. Parabens Marcus Popini pela entrevista!!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).