quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A falta de tudo





Por: Samir Prado


Passado o calor do jogo e refeitas as emoções, o que fica é um enorme sentimento de vergonha.

Mais do que qualquer árbitro mal intencionado, rede de televisão interessada em audiência ou qualquer outra indecência que tenha acontecido na vexatória eliminação do Coritiba da Copa do Brasil de 2014, o que mais me envergonha é a percepção da total falta de brios do time que estava em campo e da comissão técnica (da diretoria não vou falar porque é de quem não se espera nada que não se recebe nada mesmo).

Ninguém demonstrou o mínimo de indignação que um ser humano normal submetido à tamanha injustiça demonstraria. Foi um estado de paralisação generalizada, o que se vê nas expressões de Leandro Almeida, Vanderlei, Lucas Claro e demais não denota nenhum tipo de sentimento pela causa que defendiam. Aquele era um momento em que com certeza um grande líder teria tomado as rédeas da situação e retirado todo o restante do grupo de seu estado de completa letargia.

O Coritiba, a não ser por Vanderlei, um exímio pegador de pênaltis, já foi derrotado para as cobranças, como um sentenciado à morte vai para a sala onde receberá a injeção letal. Não havia nos batedores nenhuma confiança naquilo que estavam prestes a executar, o próprio Robinho, que converteu a penalidade, o fez com certa dose de sorte. Todos os cobradores que erraram bateram na bola, mas acertaram em cheio o sentimento da torcida. Covardia?

Acaso esse time tivesse o mínimo de brios, teríamos visto cobranças muito mais incisivas, não digo que haja obrigação em acertar uma penalidade numa disputa contra um dos grandes do futebol brasileiro em seu território, mas o que se esperava, pelo menos o que eu esperava, era o mínimo de vontade de ganhar, não que isto significasse um caminho para o título da competição, mas muito mais um desabafo, uma bela sambada na cara de quem de alguma forma se valeu de uma arbitragem catastrófica para alcançar algum intento e cantar aos quatro ventos o milagre de reverter uma desvantagem enorme de 3x0 em uma competição como esta.

De alguns anos para cá o Coritiba tem causado profundas decepções, mas acredito que historicamente o que aconteceu de quarta para quinta feira no gramado do Maracanã tenha sido algo para marcar por muito tempo. Logo no Maracanã, logo numa madrugada de quarta para quinta, logo numa disputa de pênaltis. Realmente, vocês não sabem nada do Coritiba.

Agora, a estes mesmos que causaram vergonha no gramado do Maracanã, graças a imensa incompetência da diretoria atual que não entende nada de futebol, está entregue a ingrata missão de livrar o Clube de mais um rebaixamento. Confesso, isso não me soa nada animador. Ao contrário da situação vivida na eliminação, vocês terão um pouco mais de tempo para buscar forças e reagir, mas querem?


samirprado@hotmail.com

2 comentários:

  1. Caro Samir: Parabéns pelo texto. O comportamento dos jogadores é mero reflexo da atual diretoria. Na época do saudoso Evangelino da Costa Neves, jamais um atleta teria esse tipo de conduta. No mínimo, o "chinês", apelido carinhoso do nosso maior presidente, exigiria muita raça e espírito de luta. Só nos resta, nesse contexto, rezar e torcer pelo milagre de escapar de um novo e vexatório rebaixamento.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Mas... o que esperar de atletas de um clube que paga atrasado? De atletas que, depois de um resultado ruim, são chamados de vagabundos pelo presidente da instituição? De atletas desqualificados por 4 meses por um técnico como foi o caso do ultimo que passou antes do Marquinhos? De atletas que não jogam mais com a torcida, porque a política do clube é afastar a torcida do estádio? De atletas que constatam que suas chances são pequenas de se firmar no time, mas as chances dadas para outros são muito mais generosas? Enfim, o time do Coritiba hoje é reflexo de sua diretoria. Nos penaltis na quarta-feira, deu para notar desde a primeira cobrança que o Coxa perderia a sequência, não tinha ninguém pedindo para bater, todo mundo com cara de paisagem, aguardando a lista vir do banco...

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).