quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O novo treinador do Coritiba

Ainda não sabemos quem virá para o lugar de Marquinhos Santos.

Caio Jr, o único treinador citado nominalmente pelo presidente Vilson, parece ter pedido alto demais.

Na imprensa, lê-se que Celso Roth é o plano B.

Penso que o problema do Coritiba é muito maior que a simples troca de treinador. Quem vier, terá que fazer milagres para conseguir tirar algo do fraquíssimo elenco que foi montado para este ano. Tecnicamente, Alex à parte, nosso elenco tem pouquíssima coisa a oferecer. Restaria, então, apelar para a parte psicológica.

Já vi times muito ruins usarem como combustível um discurso motivador para alcançarem bons resultados. Dizem que a primeira coisa para você conseguir algo é você acreditar que é capaz. É lógico, porém, que a motivação é condição necessária, mas não suficiente.

Mas voltemos ao caso do Coritiba. No nosso time, temos um fator extraordinário, algo que pode pesar muito para desequilibrar as partidas: Alex. Ao seu lado, temos jogadores limitadíssimos, que foram alçados à condição de bons jogadores pela cegueira imediatista de muita gente. Mas um elenco limitado, com a ajuda de Alex, talvez seja o suficiente para não sermos rebaixados mais uma vez, desde que se encontre a peça que falta nessa engrenagem: alguém com capacidade de motivar esse elenco.

Por tudo isso, na minha condição "tranquila" de torcedor, meu nome preferido para o atual momento que vivemos seria o de Celso Roth. Vejo nele alguém enérgico o suficiente para tentar colocar ordem na casa no curto espaço de tempo que nos resta. O tal "estilo gaúcho" sempre funcionou bem no Coritiba. É hora de garra, de luta, de muta correria (organizada). E não acho que Caio Jr seja a pessoa capaz de passar essa "gana" aos jogadores.

Enfim, seja lá quem vier, que tenha a sorte e a competência para fazer um bom trabalho. E que possa conseguir nos salvar do desastre iminente que, entra ano sai ano, virou rotina na vida Coxa Branca: lutar para não cair.

15 comentários:

  1. Concordo inteiramente, caro Popini. Aliás, muito bom o blog. Vou recomendá-lo para as dezenas de coxas dos quais tenho o email.
    Abraço.
    Rauen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rauen! E muito me honra tê-lo por aqui!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Se me permite, Popini.
    Dr. Rauen, fico feliz em encontrá-lo por aqui!!! Está fazendo muita falta lá, apesar que lá não dá mais. Vão sobrar só os cegos que não querem ver o que estão fazendo com nosso querido Coxa. Espero que o senhor também poste suas ótimas colunas por aqui, junto às do Popini. Que aqui seja o espaço dos craques da visão. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Coxa Branca Popini.

    Muito bom poder ler os seus textos.

    Quanto ao técnico estou de pleno acordo. Claro que como torcedor gostaria de ver novamente no comando do Coritiba Abel Braga, mas com um "planejamento" que tanto se fala pelos corredores do Couto Pereira, com pelo menos 3 anos de contrato, para um trabalho com sequência, seria uma quebra real de paradgimas do nosso futebol. Precisamos tambem um revisão geral do depto fisiologia do clube.

    SAV

    Sinevaldo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Sinevaldo, nosso apequenamento no cenário do futebol brasileiro faz com que ter Abel Braga novamente como treinador do Coritiba não passe de um sonho quase impossível...

    Bom vê-lo por aqui também! Abs!

    ResponderExcluir
  5. popini também acho que o caio júnior não tem muito prestígio frente a esses boleiros mais rodados!

    Acho que tem que vir mesmo um técnico linha dura e que bote respeito pq, em minha opinião, esses boleiros mais antigos são difíceis de se lidar e portanto, precisa de alguém linha dura e eneérgico!

    ResponderExcluir
  6. Olá Popini, primeiro lugar sucesso aí no blog. Com relação ao novo treinador, acho que a preferência pelo Caio Jr., se deve ao fato dele ter o perfil do "projeto", aceitando as imposições da diretoria e LA, se bem que com a saída do Ximenes alguma coisa nesse sentido pode mudar. Pelo menos esse foi critério que norteou as escolhas do MOliveria e M. Santos, 2 treinadores emergentes que, pacificamente atenderam tais imposições. Vamos aguardar pra ver, não só a escolha do novo técnico, mas a postura deste diretoria daqui pra frente. Uma coisa é certa: Pra esse ano pouco deve mudar pois as cagadas já foram feitas.

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Sérgio!

    Pois é, este ano já está muito comprometido. Daí a necessidade de um treinador "tiro curto", experiente, que não precise de vários meses para implantar o seu modo de trabalho...

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Concordo em partes com o texto. Na parte do treinador é bem isso mesmo, e tmb acho q entre os nomes q estão falando o Roth é o melhor para o momento. Com relação ao Abel, esse não se encaixa em quase todos os times do Brasil e até do Mundo, pois ele ganhava R$900 mil no Fluminense. Não acho demérito não podermos contrata-lo, mas acho q o presidente faz o certo, temos um teto e não passamos disso. Com relação ao time, acho q o time não é o q eu esperava, mas sim, temos bons valores, porém algumas carências q não conseguimos solucionar, L.Esq. por exemplo. Acho q o melhor q jogou por ali é o Escudeiro. Sei q não gosta dele, mas tem q admitir q ele tem feito bons jogos e o único q cruza bolas na área e com precisão. Abraço e continuarei acompanhando seu blog. No CXntas eu era guss1812

    ResponderExcluir
  9. Gustavo, dos laterais esquerdos q temos, Escudero é o melhor, mesmo não sendo lateral esquerdo (rs). Joga mais q os outros dois, o q não é difícil, mas impõe muito mais respeito e é muito mais guerreiro.

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, o Gil e o Escudeiro q se salvaram, suaram e honraram a camisa. Acho q o MS caiu na substituição do Escudeiro, pois além de perder um lateral q estava bem, ainda perdeu um meia q estava indo pra cima do adversário, pois o Dudu foi pra esquerda depois da saida do Escudeiro e não jogou mais nada, e o Zé Rafael não entrou bem. Acho q foi nessa q o Vilson falou: "tá fora"

    ResponderExcluir
  11. Excelente análise Popini, concordo plenamente contigo. Com o elenco atual somente um milagreiro ou um treinador bastante enérgico pra botar ordem e tentar nos manter na série B.

    Abraços e SAV do CXn Scheffel.

    ResponderExcluir
  12. Quis dizer, série A!

    Desculpem... rss

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).