segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pontualidade

Uma coisa não falta no Coritiba: pontualidade.

Entra ano, sai ano, com pouquíssimas excessões, nessa época do ano, final de setembro, início de outubro, sempre estamos fazendo contas pra ver quantos pontos faltam a fim de evitar nova queda pra segunda divisão.

Junto com o início da primavera, vem a angústia Coxa Branca. Falam tanto em "projeto", em mudanças, em reconstrução do clube, mas todo ano é a mesmíssima coisa: coração apertado, noites sem dormir, gozações dos rivais e... fé.

Fé em algum fato novo, em algo que desperte os brios dos jogadores, em algo que os faça lutar, pelo menos.

E o fato novo da vez chama-se Péricles Chamusca. Não vou me arriscar a avaliar essa contratação, posto que não há tempo para isso. Talvez, sob o comando de um treinador que já conquistou um título nacional com uma equipe pequena (o Santo André, campeão da Copa do Brasil em 2004), nossos jogadores encontrem alguma motivação para tentar evitar mais um rebaixamento do clube. Pois, se Péricles Chamusca sabe mesmo lidar com equipes pequenas, talvez ele consiga dar um jeito no Coritiba.

Nosa realidade é, sim, a de uma equipe pequena. Brigamos sempre pra não cair, sendo que nos últimos sete anos já falhamos por duas vezes. Quando temos algo importante pra decidir em casa, seja uma final de Copa do Brasil, seja uma partida decisiva para permanecer na primeira divisão, fracassamos. Ainda assim, há quem se ofenda quando ouve dizer que o Coritiba é uma equipe pequena. E talvez esteja aí uma das razões dos nossos seguidos fracassos: queremos ser grandes na base do grito, da briga com a realidade, da ilusão pessoal.

Apegamo-nos a coisas pouco tangíveis, como recordes em livros que destacam aberrações, incensamos passagens pela liderança do campeonato que são tão efêmeras quanto são as nossas conquistas fora do Paraná, deixamos nos iludir por promessas de dirigentes que sempre aparecem como salvadores da pátria e acabam como vilões, por terem vindo apenas reformar a gangorra da nossa existência.

Ainda assim nós, os torcedores, sempre estamos ao lado do Coritiba. Eu ando bastante por aí, pelo mundo. A todos que encontro, digo que o Coritiba é o maior time do Universo. Seja no universo da Série A, ou da Série B, ou mesmo no universo paralelo que existe apenas em nossas cabeças, onde o Coritiba é o maior de todos, a gente nunca desiste. E, a despeito de nas últimas partidas os nossos jogadores insistirem em mostrar o contrário, rezo para que eles também não tenham desistido de lutar.

Se ainda existe alguma centelha de coragem em nossos jogadores, que Péricles Chamusca consiga  reacende-la. Se ainda há alguma esperança, em nossos corações, de que 2013 será diferente de 2009 e de 2005, que nós possamos materializar essa esperança na forma de gritos de Coooooxaaa dentro do estádio. Pois somos nós os herdeiros eternos de tudo o que é o nosso clube. Vilson Ribeiro passará, assim como já passaram presidentes melhores e piores. Mas nós continuaremos, e para sempre, com o Coritiba, onde quer que ele esteja.


4 comentários:

  1. Ainda assim nós, os torcedores, sempre estamos ao lado do Coritiba.(2)

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Eu também quero acreditar que um profissional novo possa incentivar os pernas de pau do Ximenes a ter vergonha na cara e doarem-se em campo. Ano passado foi a mesma coisa com o MS, o time estava mal e ele chegou com uma outra postura, mais ofensiva, o que rendeu algumas boas partidas para o Coritiba e nossa salvação da Segundona. Vamos ver se o Chamusca consegue algo parecido e até supere isso. E espero que o VRA tenha aprendido a lição de que desmanchar time que está ganhando no meio de uma competição é tiro no pé (parece que a experiência de 2005 e 2009 não foram aprendidas). O Coritiba deve reter seus talentos, nem que se enforque em dívidas, mas pague o salário que o jogador quer receber, isso nos evita passar apuros todos os anos.

    ResponderExcluir
  3. Excelente, Popini.

    Ainda assim nós, os torcedores, sempre estamos ao lado do Coritiba.(3)

    SAV

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Popini.

    Ainda assim nós, os torcedores, sempre estamos ao lado do Coritiba.(4)

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).