segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Coxa merece cair!

Não há muito que dizer sobre o jogo de ontem, contra o Internacional.

Pra reafirmar nossa pequenez, saímos comemorando um empate quando só a vitória nos interessava. E, repetindo o que ocorreu contra Corinthians e Criciúma, começamos a partida com onze jogadores, ficamos com dez aos cinco minutos de jogo, quando Alex baixou a cabeça, talvez para olhar o dedinho machucado, e não a ergueu mais, e com nove quando fomos forçados a fazer a primeira substituição, e Diogo entrou (em mais uma presepada do DM, que libera pra jogar um cara que tem que ser substituído com menos de 15 minutos em campo).

Ainda assim, seguramos um empate que, no entanto, só faz prolongar o nosso sofrimento, posto que seja difícil confiar (e acreditar) em um time que, em 2013, só nos fez passar vergonha.

Mas, não bastasse toda essa humilhação, eis que hoje a imprensa noticia uma tentativa RIDÍCULA de se “melar” o campeonato, tirando pontos de Criciúma, Ponte Preta ou Portuguesa. E essa tentativa estaria sendo encabeçada pelo Coritiba, segundo a matéria citada.

Isso só comprova o despreparo e falta de vergonha na cara dos nossos dirigentes. Não tendo conseguido permanecer na primeira divisão pelas vias corretas, tentam pelas vias erradas. Jogam fora qualquer resquício de ética que poderia ainda existir, e tentam penalizar, por exemplo, um time como o Criciúma, cujos jogadores tiveram brio e raça para ir buscar três vitórias em sequência, quando todos já os consideravam rebaixados. Brio e raça que, aliás, passaram BEM longe dos jogadores do Coritiba.

Como um time que propõe uma virada de mesa nesses moldes pode reclamar do que fez o Cruzeiro, ao entregar o jogo para o Vasco? Como um dirigente que aceita ver o nome do seu clube ligado a uma manobra de tamanha baixeza como essa, pode querer ser respeitado pelos demais? E não cabe nem discutir a legitimidade da reivindicação, uma vez que ela só surgiu agora, quando estamos na zona de rebaixamento, e não antes, quando serviria a todos os clubes do campeonato, não apenas àqueles que estão com a corda no pescoço.

Pois eis que, faltando ainda duas rodadas para o término do campeonato, a vergonha que sinto é tão grande que ouso dizer que o Coritiba merece ser rebaixado. Uma sequência de tantos erros consecutivos, cometida pelos nossos dirigentes, não pode passar batida, sob pena de continuar a se repetir eternamente, como, aliás, as nossas cíclicas quedas nos últimos anos comprovam. E, não bastassem tais erros, repetidos à exaustão, eis que somos brindados com o mais sujo de todos os jogos, que é tentar virar a mesa pra não cair.

E, para o argumento de que a torcida não merece ser penalizada pelos erros cometidos pelos dirigentes, cabe a resposta de que ela merece sofrer, sim, por ter se omitido quando deveria ter protestado, por ter aplaudido jogadores medíocres (que, inclusive, estão tendo seus contratos renovados, quando estes já não forem longos), por ter se aliado a dirigentes aventureiros, irresponsáveis e incompetentes, e, agora, por deixar que os mesmos dirigentes usem de manobras tão baixas para encobrir os seus erros. Quem ama, cuida; quem não cuida, que arque com as consequências.

Sim, meu coração sangra ao ver o desfecho trágico iminente, que se anuncia. E confesso que até antes de ler esse absurdo capitaneado pelo Coritiba, eu ainda me permitia ter um mínimo de esperanças de que pudéssemos escapar de mais um vexame. Mas tentar ROUBAR dos outros os pontos que não tivemos competência para ganhar é a comprovação de que TUDO está tão errado no Coritiba, que ele precisa ser reinventado, para não desaparecer de vez.

Presidente Vilson Ribeiro de Andrade, você, que se permitiu dar as chaves do clube a um aventureiro, que reatou com uma torcida organizada que tinha jogado o nome do Coritiba na lama, e que agora tenta uma manobra de uma baixeza ímpar para conseguir por vias tortas o que não teve competência para buscar com retidão, você, pela primeira vez na minha vida, me fez sentir vergonha de ser Coxa Branca.

A Série B é um castigo mais do que merecido para o Coritiba. E para todos nós, que permitimos que as coisas chegassem a esse ponto. Se não tivermos mesmo mais forças para ganhar dentro de campo, que pelo menos possamos encerrar a nossa participação de forma honrada, condenando e repudiando mais essa tentativa do nosso presidente de nos envergonhar nacionalmente.

8 comentários:

  1. Popini, esta informação de que o Coritiba encabeça a virada de mesa é oficial ? Pergunto porque sabe como é que é a imprensa, não dá pra confiar muito. No mais, concordo com você, independente disto, merecemos cair. Se vamos nos erguer algum dia, não sei, mas tenho certeza de que com este grupo de "profissionais" isto não será possível. Henrique Dias

    ResponderExcluir
  2. "O Coritiba seria o líder do movimento."

    É o que diz a matéria do UOL, Henrique. Mas, ainda q seja mais uma invenção da imprensa malvada q só mente sobre o Coritiba, a simples cogitação dessa hipótese, por si só, já é vergonhosa.

    Mas não tenho dúvida alguma que todos os envolvidos irão negar a participação nessa baixaria, assim como negaram ser possível perdoar a IAV, assim como negaram a reforma do Couto Pereira, assim como negaram a venda de Everton Ribeiro....

    ResponderExcluir
  3. É Popini, o presidente afirmou que não vai ter virada de mesa, mas ao afirmar isto, confessou ter feito uma consulta jurídica. Em resumo, somos piada nacional novamente. Sem contar o risco de sermos prejudicados nas últimas 2 rodadas, pelo fato em si. É uma lambança atrás da outra, tá difícil, e o cara começou tão bem... Henrique Dias

    ResponderExcluir
  4. Triste dizer, mas se não cair vamos ouvir novamente sobre projetos e mudanças que nunca irão ocorrer pois acredito que muita coisa anda errada no Coxa ou não estaríamos nessa situação novamente. Só não perdemos ontem porque o Damião é muito peladeiro, saindo da suburbana direto para o Inter, sem ter ao menos 6 meses de base, caso contrário seríamos goleados mais uma vez. Não chutamos uma bola no gol que levasse perigo. Mas vamos agonizar até a última rodada pois é capaz de vencermos o botafogo, que não mete medo mais em ninguém.

    ResponderExcluir
  5. Quando caímos em 2005, procurei ver como uma “queda pedagógica”. Poderíamos aprender com os erros cometidos e seguir em frente. Em 2009, não fosse a reação surreal do Fluminense não cairíamos (na minha cabeça, fugindo da realidade).....Após estas duas quedas, subimos. Uma delas na segunda tentativa. E 2013? Uma nova derrocada se aproxima e daqui para frente já não tenho a certeza da volta. Talvez, tristemente, o nosso lugar seja a Serie B mesmo.....Graças a corja que nos dirige mandato após mandato......

    ResponderExcluir
  6. O "presidente" Vilson deveria estourar uma champagne com o presidente do Fluminense (aquele que está no SERASA/SEPROC pois deve uma Série C e uma Série B ao futebol brasileiro)!!!!

    ResponderExcluir
  7. vamos rumo ao TRI da serie B....... DI

    ResponderExcluir
  8. Coxa branca de verdade10 de dezembro de 2013 às 02:17

    Putz, infelizmente pra você, não caiu, independente do seu argumento, seu desejo político é sempre o pior pro Coritiba, sempre para poder dizer - EU AVISEI "eu estava certo" , que patético.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).