sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A "era" Ibérbia

Hoje voltamos à rotina de abrir os jornais e ler sobre mais um fracasso do Coritiba.

Muito embora a derrocada na Copa Sul Americana não tenha sido surpresa alguma, posto que os caras que viajaram para a Colômbia, e para quem deram a camisa do Coxa para jogar, nem de jogadores de futebol podem ser chamados.

Mas a derrota de ontem foi emblemática, por simbolizar tudo que de errado tem sido feito no clube nos últimos dois anos, em relação ao nível dos jogadores que foram contratados. Um, particularmente, representa toda a mediocridade e a incompetência de quem o trouxe para o Coritiba: Raul Iberbia.

Felipe Ximenes costumava afirmar que os jogadores só eram trazido para o Coxa depois de meses de observação. Pois se Iberbia foi observado por meses, e mesmo assim foi contratado, não há prova maior, mais real e mais palpável da inaptidão de Felipe Ximenes em montar um elenco de futebol.

Hoje, Ximenes nem no clube está mais. Foi-se embora. Muito tardiamente, entretanto. O legado que ele nos deixou ainda há de nos assombrar por muito tempo. Os poucos acertos que ele teve, em termos de contratações, já estão bem longe do clube. Mas os muitos erros ainda ficarão conosco por muito tempo, pois têm longos contratos, como os caso de Anderson Aquino e Chico, só para exemplificar.

Tivesse alguma vergonha na cara, o Coxa esqueceria na Colômbia o time que jogou ontem. Deixaria lá, para sempre, e para serem esquecidos, todos os que ousaram vestir a nossa camisa ontem, exceção apenas feita a Keirrison, talvez.

Sim, a Copa Sul Americana não era "prioridade". Mas o nome do Coritiba esteve em jogo. E, mais uma vez, foi jogado na lama. Consequência da herança maldita deixada pela incapacidade de Felipe Ximenes, e pela soberba de quem entregou a ele as chaves do clube, o "nosso" presidente Vilson Ribeiro de Andrade, que tirou a máscara de salvador da pátria e se revelou como mais um algoz de nossas esperanças em ver o Coritiba atuando com o MÍNIMO de dignidade nos campeonatos que disputa.

Vilson Ribeiro que, aliás, voltou aos jornais para reclamar da torcida mais uma vez, criticando o "abandono" dos sócios em mais um momento delicado do clube. Mais uma declaração extemporânea, equivocada e inconsequente. Presidente, será que passou pela sua cabeça que talvez a torcida esteja se cansando de ser humilhada, ou esteja farta de ter que arcar com as consequências de tantos erros tantas vezes repetidos, bem como de ser sempre chamada para tentar afrouxar a corda que os senhores mesmos colocaram no pescoço do clube, ao nos darem jogadores sem a mínima condição técnica?

E o que nos resta depois de mais um vexame: NADA, a não ser voltar as atenções à nossa delicadíssima situação no Campeonato Brasileiro, onde estamos a repetir o máximo a que podemos almejar, ano após ano, a despeito das promessas mentirosas feitas pelos nossos dirigentes, cujos nomes mudam mas as práticas permanecem as mesmas: fugir de mais um rebaixamento. Que ao menos nisso nós tenhamos "sucesso".


11 comentários:

  1. Carlos Augusto de Castro.25 de outubro de 2013 às 09:16

    É isso aí Popini, que vamos fazer? Bem cedo fui coletar sangue para exame, e lá,o Jornal mostrava a atuação do Coritiba em nível internacional. As pessoas olhavam com atenção os eternos fracassados. Fiquei imaginando o Brasil todo assistindo o nosso filme de horror.
    Tenho certeza que meu sangue será analisado demonstrando: ódio, vergonha e muita depressão.
    Fico torcendo para que esta corja se perca lá pela Cordilheira dos Andes, e nunca mais encontrem o caminho de volta, melhor ainda é que morressem espatifados!...

    Carlos Augusto de Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil, né, Carlos?

      Confesso que até tentei ignorar mais esse fracasso, posto que o foco deve ser tentar evitar MAIS UM rebaixamento. Mas ao ler as declarações do VRA, mais uma vez criticando a torcida, e às vésperas de outra "decisão" meu sangue, a exemplo do seu, ferveu.

      Confesso que, pela primeira vez na minha vida, me arrependi por ter pago a minha ANUIDADE de sócio adiantada, como sempre faço.

      Sério, melodramas à parte, a gente não merece isso....

      Excluir
    2. Carlos Augusto de Castro.25 de outubro de 2013 às 15:27

      Popini,como você, um grande número de torcedores estão arrependidos de terem antecipado a anuidade neste momento ou até que as coisas modifiquem profundamente no Coritiba. Não adianta esperar por melhoras nos próximos anos seja qual for a situação do time neste campeonato

      Sugiro aos angustiados , criticados e enganados torcedores que compraram CADEIRAS ou CAMAROTE da Pro Tork no
      setor da MAUÁ que cancelem a compra de imediato.Ninguém vai querer assistir as "peladas" pagando o que não vale, principalmente se for na série B. Uma debandada estratégia com certeza fará o VRA rever sua posição e atitudes. ELE SEMEOU ENTÃO QUE COLHA,.TUDO DEPENDE DE NÓS.

      Se depois de tudo que estamos passando e pelo vamos passar, (sempre criticados por não estarmos sustentando um bando de vagabundos por ele contratados) muito mais ele vai sentir quando a Pro Tork inconformada exigir "seus direitos". Sem nosso dinheiro e sem nosso apoio ele descerá do seu pseudo pedestal.
      Carlos Augusto de Castro.

      Excluir
  2. Faço das suas, as minhas palavras POPINI, pois é exatamente o que eu e toda a nação COXA BRANCA esta sentindo.

    ResponderExcluir
  3. Popini, mais uma humilhação de tantas outras na Sul americana. Às vezes torço para o Coritiba nem participar desse tipo de competição, pois até o Paraná Clube foi melhor do que a gente nesse tipo de competição(libertadores).
    Quando teremos um dirigente menos cabeça dura e que realmente entenda tudo que o futebol envolve ?
    Quando iremos deixar de ser os bonzinhos da vez, e deixarmos todo mundo nos atropelar ?

    ResponderExcluir
  4. Perder DUAS vezes para o Itagui? Ser derrotado por um time que é amador!!! Um time que possui CANCHAS atrás do gol!!! Como é que consegue uma proeza dessas!!!!????
    Lembremos dos pífios jogos que fizemos no paranaense....
    Lembremos da SURRA que levamos de outro amador...o Nacional/AM
    Que humilhação....
    A " era Iberbia" resume bem o time e a administração COXA....
    E realmente é uma tristeza sabermos que muitos desses que aí estão possuem contratos longos...dinheiro bom jogado no lixo...( Qual o motivo? )
    Mais uma vez a culpa é da torcida......lamentável !!

    SérgioM




    ResponderExcluir
  5. " Confesso que, pela primeira vez na minha vida, me arrependi por ter pago a minha ANUIDADE de sócio adiantada, como sempre faço. "
    Com sua permissão, uso o parágrafo acima, de seu comentário.
    Como a maioria da torcida COXA, acreditei no canto da sereia, do falastrão, que se intitula presidente.
    Me arrependo muito, de não ter doado, os quase cinco mil reais, que paguei adiantado, pois com certeza, estaria
    fazendo feliz, pessoas necessitadas, e não ter contribuido, para que com meu dinheiro, tivessem sido feitas, várias negociatas, envolvendo jogadores sem nenhum atributo técnico, que merecessem vestir nossa camisa.
    Muitos, culpam o Ximenes, eu tambem, mas, o maior culpado, é quem o manteve no cargo, apesar de ser avisado, sobre a atuação do mesmo.
    Quanto ao jogo de ontem, de novo, somos alvos de chacotas, a nivel nacional, pois, perder para um time que,
    na minha opinião, perderia de qualquer time da séria B, e mostrar aquele futebol ridículo, onde, não se salvou
    ninguem, é para mandar embora todos ( quem sabe: Vaná, Bonfim e K9 ) possam ficar.
    Até quando, vamos continuar vendendo o sofá?
    Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Augusto de Castro.25 de outubro de 2013 às 14:18

      Álvaro Augusto, você acertou na mosca. TUDO ISTO QUE ESTAMOS PASSANDO só tem um culpado: o presidente hipócrita, vaidoso, mentiroso, desperdiçador do nosso dinheiro, joguete de indivíduos iguais a ele. Só o tempo vai demonstrar o que ele é capaz de fazer.Carlos Augusto de Castro.

      Excluir
  6. Como esse Vilson é ordinário (isso não é ofensa, é constatação). #Foda-çe, Vilson!
    Credence

    ResponderExcluir
  7. O texto, com precisão, retrata a triste realidade. Sem dúvida, todos os atletas, com a exceção do Keirrison, deveriam permanecer na Colômbia. O pior de tudo é continuar pagando os salários, os encargos contratuais e trabalhistas. Além disso, os prejuízos técnicos não podem ser desconsiderados, não olvidando, também, a imagem do Clube, que continua sendo alvo de chacotas e de zombarias. É a consequência da triste administração do Clube, cujo mandatário máximo endossou, cegamente, todos os erros cometidos pelo seu funcionário de confiança na montagem do elenco. Além de não reconhecer os seus equívocos e fazer um pouco (que seja) de autocrítica, recentemente atribuiu o fracasso ao a. paranaense. Não satisfeito, agora procura jogar sobre os ombros dos associados, que são as maiores vítimas, o insucesso da pífia campanha. Nesse contexto, só resta torcer para que o pior não aconteça e que a equipe, pelo menos, permaneça no grupo de elite.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).