domingo, 6 de outubro de 2013

Sindicalistas

Por: Felipe Rauen

Conscientemente, não esperava mais do Coritiba do que ofereceu hoje. É repetitivo dizer que é um time limitado, quando não limitadíssimo, que foi muito mal formado e infelizmente continua a sê-lo. Já sem o Ximenes, mas seguindo a sua filosofia, contratamos Carlinhos, do Icasa, a respeito do qual nada se sabe a não ser que foi dispensado por indisciplina (deve vir fazer companhia ao Vítor Jr.).  E reintegramos no elenco, com o exagero e o acinte de ficar hoje no banco, o Eltinho que nem sequer o Náutico quis. Aliás, pergunto: será que algum time que não seja das séries C e D o aceitaria?

Mas deixando a razão de lado, no fundo do coração antes do jogo ainda tinha a esperança de que hoje as coisas poderiam mudar, mesmo que fosse por força do inesperado que constantemente ocorre em clássicos, ou pela força da camisa, ou até pelo carisma positivo de alguns e negativo de outros.  Carisma positivo a partir da história do Geraldo nos atletibas, e negativo pelas jornadas quase sempre infelizes do Paulo Baier contra nós. Não há torcedor que não tenha esperança em vitória do seu time em clássicos, mesmo que conscientemente saiba que tem menos qualidade.

Mas que nada, ocorreu justamente o previsível, deu a lógica, o esperado diante do quadro atual. O nosso dito “talismã” nada jogou, não soube atacar, jogou muito mais atrás sem qualquer produtividade, enquanto o “velho” deles – que ao que consta não integra o “sindicato” dos que querem jogar menos - comandou o adversário e foi o destaque.  Conseguimos sair na frente, e a partir daí deveríamos ter mudado o modo de jogar para segurar o placar até o final da primeira etapa, tentando deixá-los emocionalmente fracos. Infelizmente não foi assim, eles tiveram equilíbrio emocional, parecendo que sabiam que logo mudariam o placar, como mudaram.

Tenho que nosso técnico cometeu erros nas substituições, uma delas pelo momento. Se Victor Ferraz precisava sair por cansaço – pelo menos assim ouvi - o deslocamento do Gil para a ala direita foi correto, mas a entrada do Vítor Júnior no lugar daquele não levou a nada produtivo. E o Júlio César, ainda que seja limitado, dentro das circunstâncias do jogo vinha bem e não merecia ser substituído pelo Bill (o gol que ele perdeu hoje foi teratológico). Geraldo, sim, deveria ter sido substituído, seja porque vinha mal, ou seja porque tinha recebido cartão amarelo. Ficou até o fim e até o fim continuou a jogar mal. Quanto ao Escudero, que além de ser mesmo violento está marcado pelas arbitragens de modo a às vezes ser penalizado com rigor desmedido, Chamusca levou quase que uns dez minutos aquecendo e dando instruções ao substituto, permitindo tempo para que ele fosse expulso, como era previsível.

Agora estamos a um passo da zona de rebaixamento e as perspectivas que se descortinam não são animadoras.


Para não perder o gancho lançado antes referente aos mais velhos, espero que o Alex, o Lincoln e o Devid deixem para agir corporativamente depois que – ou se – consigam nos tirar da beira do abismo. Afinal, eles nem mesmo têm jogado tantas partidas assim para, em meio a um campeonato, com o seu clube em dificuldades terríveis, se preocupar mais com reivindicações pessoais do que com as do seu empregador. Se for para fazer algum movimento, que o seja jogando, e bem, visando a salvação do ano para o clube, e não a da própria pele, até porque uma queda afetará os seus históricos. 


19 comentários:

  1. Assistir jogos do Coritiba nos últimos dois anos tem sido uma forma de masoquismo...

    ResponderExcluir
  2. Rauen, fora a torcida ninguém esta nem aí para o Coritiba. Jogadores(incluindo Alex), diretoria, Vilson, conselho. O Coritiba está no deserto, a torcida anseia por dias melhores e vamos pro buraco. O que vai acontecer quando estivermos no buraco ? Ninguém sabe.

    ResponderExcluir
  3. Estamos a caminho da ZR a passos largos , quarta estarei novamente no Couto torcendo por uma vitoria de meio a zero . Precisamos desesperadamente de pontos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente amigos, o rebaixamento está logo ali. Todo o ano é a mesma coisa, brigar pra não cair. Veja abaixo os exemplos de mediocridade e má administração ao longo desses três anos, em que a maioria acha que houve uma revolução.

    - Vender / trocar jogadores de qualidade a preços baixíssimos e trazer refugos de série B,

    - Perder duas CB's em casa, atendendo a escalação de jogadores por força de empresários nos jogos da final, para "dar valor de venda" (Ex; o Jonas).

    - DECLARAR PUBLICAMENTE QUE NÃO QUERIA JOGAR LIBERTADORES POR FALTA DE ESTRUTURA;

    - NUNCA MOSTRAR O TAL DO "PROJETO" para a torcida

    - Recordista de lesões por dois anos seguidos

    - Contratação de mais REFUGOS DE SÉRIE C E D;

    - Presidente que nunca admite que está errado;

    - Desculpas esfarrapadas;

    - Escalação de jogadores com base no gosto dos empresários

    - Ingressos a absurdos R$ 95



    .......

    enfim, a lista é infinita.

    Abs;
    Fontes.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Rauen: Como a maioria da torcida, pelo menos, a mais realista, durante a semana, não acreditava em re-
    sultado diferente. Porem, à partir do presente, que a arbitragem nos deu, até acreditei que poderíamos fazer uma
    graça, contra os sarnentos. Mas, demorou pouco, pois de onde não se espera nada, com certeza, nada virá.
    Quanto ao Escudero, acho que o padrinho dele, que eu achava que era o Shitmenes, é muito forte, pois não é
    possivel que esse jogador, atabalhoado, seja escalado, apesar do histórico de expulsões. Quanto à contratação
    do jogador do Icasa, será que ainda existe a tal Comi$$ão, que avalia, mesmo o presidente da mesma ter sido
    demitido.
    Eu questiono tambem a ferrenha participação do Alex, no Bom Senso FC, em detrimento ao seu clube, pois
    se ele vai se aposentar, deixe que outros se preocupem, ou quer mais uma estátua.
    Um abraço
    Alvaro

    ResponderExcluir
  6. O elenco ano passado já era ruim, tanto que no fim do ano tiveram que buscar o Deivid pra salvar a lavoura.
    Entretanto, ao invés de melhorar o plantel, conseguiram piorar, então o que está acontecendo é o normal.

    Tem jogadores que estão jogando com a camisa do Coritiba que não servem pra série B, você tem razão. Tenho dúvida se serviriam pras séries C e D... quem sabe em algum campeonato estadual underground, tipo o campeonato de Tocantins.

    Vai demorar pra montar uma equipe competitiva novamente, acho que o projeto foi adiado pra 2015.

    ResponderExcluir
  7. E os ingressos a R$ 95,00 talvez sejam a única coisa, ainda ao alcance do Vilson, a mudar.
    O Coritiba precisa dos torcedores "excluídos economicamente" para tentar alguma coisa, um empurrãozinho talvez ajude.

    ResponderExcluir
  8. Esse "Projeto" do VRA até hoje nunca entendi direito. Pura enganação e marketing. Mas agora nosso presidente não está mais feliz, parece que jogou a toalha, decerto nem aparece mais nos treinamentos. Me lembro dos "bons tempos", início de 2011, Coritiba dando a volta por cima, campeão da Série B, indo pro Guinness, final de CB, oitavo lugar no Brasileirão... que beleza! Vilson era só sorriso e sempre convidado para palestras dos "cases" de sucesso. Dois anos depois...

    ResponderExcluir
  9. O quadro, lamentavelmente, piora a cada jogo. Receio, salvo algum milagre, que o declínio é irreversível. O nosso time é objeto de chacota e escárnio por parte dos nossos adversários. Os três sindicalistas poderiam, pelo menos, neste momento, priorizar o seu empregador e deixar suas reivindicações para outra oportunidade. Os exemplos do passado recente não produziram nenhum resultado, pois os dirigentes repetem os mesmos erros. O desânimo toma conta do Clube.

    ResponderExcluir
  10. Demos mais uma braçada rumo a série b. As Alices estão felizes.

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir
  11. Caro Coxa Branca Dr. Rauen - De braçada em braçada e abraçados ao "sindicato", estamos prestes a nos abraçarmos a zona de rebaixamento e ao ver os jogos do Coritiba, percebemos a infeliz certeza que não havera reversão do quadro.

    SAV

    ResponderExcluir
  12. Rauen:Infelizmente algo de muito podre tomou conta do Alto da Glória,e embora com um elenco limitado,com alguns jogadores beirando ao ridículo,me chama a atenção a atual postura de outros jogadores que se dedicavam nos jogos,o time estava entrosado,por isso vinham os resultados.Mas agora me pergunto,os jogadores que foram para o departamento médico e nunca retornam,estão realmente machucados,ou é justificativa para que não sejam escalados?O Alex por exemplo,sempre foi um atleta muito disciplinado,com uma vida regrada,que quase nunca se machucava,e agora muitas vezes nem sequer é escalado.Em situação normal,acredito que estaria se dedicando ao coxa.O próprio David,que em seu contrato está previsto,que seu salário é maior,de acordo com o número de partidas que joga,porque não tem jogado? Isto está me cheirando a um para quieto.Independente do elenco limitado, o desinteresse(provocado) aos atletas que jogavam bem e faziam gols.piorou a situação,e o pior não vejo ninguém,com interesse em fazer alguma coisa pra modificar a situação.Quem nunca muda a forma de fazer as coisas,nunca muda os resultados.Está faltando humildade pra assumir os erros cometidos, e modificar a forma de agir.Cordiais saudações alvi-verdes.Fico feliz,que tenha voltado a nos brindar com as suas colunas.Luíza.

    ResponderExcluir
  13. 3 hipóteses (sem provas, são hipóteses): 1) Alex Paraíba e seu sogro torcendo quanto pior melhor, assim no futuro eles assumirão. 2)Vil$on $ati$feito com a $ituação, certo de que o futuro o perdoará a$$im como foi com Bayard, Gionédis e Cirino. 3)Questões de ciumeira entre homens (atletas). Em meio ao tiroteio, os torcedores feito patetas (pagando sempre) sendo humilhados e ridicularizados. Que vergonha.
    Credence

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma duvida desde que o Alex formou este "sindicato".
    Já que querem jogar menos, será que também não aceitam receber menos e se equiparar um pouco a media de salários pagos a todos os trabalhadores brasileiros ?
    e no caso do Devid, que este ano entrou em campo algumas vezes, e jogou bola apenas contra o Rio branco, Como pode um cidadão deste deitar e dormir tranquilamente? sabendo que recebe para não fazer nada, e ao final do ano vai contabilizar mais alguns milhões ?
    Juliano - Gpuava -Pr

    ResponderExcluir
  15. Triste essa história...

    Meu pai foi jogador profissional na metade e final do anos 60 (Coritiba e Britânia). Eu, durante um ano (1995) foi profissional de basquete no interior de São Paulo. O que nós dois comungamos é que, se o time é desentrosado, ninguém se conhece ou não tem padrão de jogo, cada um deve tentar fazer o melhor do que sabe, tanto técnica quanto taticamente (esse, principalmente). Assim, quando a bola cai na nossa zaga, ou nosso meio campo, todos os jogadores ficam sem saber o que fazer! Sendo que deviam fazer o básico, aquilo que aprenderam durante suas carreiras: tirar a bola da área (nunca rasteira, como no 1° gol do véio), chutão, proteger a bola enquanro procura a opção, e assim por diante... Mas parece que os nossos jogadores nem isso sabem fazer!!!

    Que Deus tenha piedade de nós!!!

    ResponderExcluir
  16. Caros amigos:
    O blog do Popini alcançou, com folga, mais de 3.00 acessos. É uma demonstração de que os que veem a realidade e pensam séria e honestamente no Coritiba, estão migrando para um veículo independente. Agradeço a todos os comentários e peço que divulguem o blog para que cada vez tenha mais força.
    Saudações alviverdes e grato por todos os comentários.

    ResponderExcluir
  17. Apoio os jogadores em melhorar esse calendário. Paranaense deveria deixar os 4 de maior torcida, entrar num mata-mata. Nosso time iniciou bem o ano, cansou, machucou e estamos assustados com a falta de entrosamento e, em alguns, a falta de vontade.
    O 'velho deles' não reclama da quantidade de jogos porque teve 4 meses de férias e ainda ficou 10 rodadas encostado. Além disso, tem sido poupado de alguns jogos. Assim é fácil.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Rauen! Abraço!

    Schumak

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Popini pelo Blog.
    Os torcedores do Coxa precisam de um canal de comunicação inteligente, democrático e racional para discussão dos assuntos do time, sem ser passional nos comentários. Espero que as pessoas entendam e ajudem a manter o nível.
    SAV
    Estefano


    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).