domingo, 13 de outubro de 2013

Presente de aniversário...

Por: Felipe Rauen

Millor Fernandes, autor de mais de 5.000 frases em “Millor Definitivo”, dizia: “Aniversário é uma festa, pra te lembrar do que resta”.

Pois é, sábado o Coritiba completou cento e quatro anos de vida, grande parte deles com glórias e alegrias. Não poderíamos deixar de dizer da nossa emoção, tal como fez o Popini em texto anterior, e desejar um futuro sempre melhor ao clube e sua torcida.

Mas em aniversário de um clube de futebol, ao contrário do que ocorre nas demais entidades, cabe ao aniversariante dar presentes para quem comemora com ele, em especial para quem o mantém, a torcida e os associados.

E qual foi o presente que recebemos? Uma derrota merecida para o Vitória, quando deficiências técnicas pessoais e incuráveis continuaram e se mostrar (não é preciso lembrar aos amigos leitores quais são, mais fácil seria elencar os poucos aproveitáveis que merecem estar na equipe) e desconhecimento do plantel por parte do técnico, seja na escalação inicial, ou seja quanto à parte das substituições (O que faz o Tcheco que não mostra a ele quem é quem no plantel?). Aliás, repito a indagação que fiz em texto anterior. Uma das virtudes do Chamusca, constantes do seu currículo na Internet, seria a de ter um grande poder de motivação, requisito que a esta altura do campeonato seria fundamental já que de futebol o time é carente. Mas que motivador é esse se o time continua com o mesmo (des) ânimo e marasmo, alguns parecendo pouco importar o que está acontecendo? A propósito, faço uma confissão e um “mea culpa”. Ante a grande dificuldade de o Coritiba encontrar um técnico após a saída do Marquinhos, em pesquisas que fiz na internet me pareceu que o Chamusca seria um nome adequado e que se encaixava nas possibilidades financeiras do clube. Talvez tenha errado, mas continuo firme na convicção de que com o plantel montado(?) pelo sr. Ximenes não há técnico que possa ter sucesso, salvo se por sucesso se entender  evitar rebaixamento, o que já será muito para nós a esta altura.

Pois é, conforme a frase com que abri este texto, a data de 12 de outubro de 2013 para o Coritiba serviu para que pense do que nos resta e do fantasma do rebaixamento que nos assusta constantemente nos últimos dez anos, do que das glórias. No momento em que termino este texto, somos o primeiro clube à frente da zona de rebaixamento. Como estaremos na quarta-feira próxima, quando jogaremos com um dos “rebaixáveis” em partida que se costuma dizer “de seis pontos” ou “confronto direto”? Se perdermos, o rebaixamento estará às nossas portas.

Não sei como a torcida resistirá a um novo rebaixamento. Eu me considerarei perdido, vazio e sem motivação para acompanhar futebol. Talvez alguém diga ou pense: pois eu serei o mesmo torcedor esteja o time onde estiver. Claro, eu também serei, o sou há mais de cinquenta anos. Mas alguém poderá afirmar que torcerá com alegria e esperança, depois de tantas desilusões?


A esta altura, imagino que até os coritibanos ateus estão apelando para que dons sobrenaturais nos ajudem. Parece que esta é a melhor chance que temos...


20 comentários:

  1. Feliz aniversário e belo presente de grego para a torcida, com os cumprimentos de Vilson Ribeiro de Andrade.Acho que se cair, viramos um santa cruz da vida, ninguem mais terá motivação e alegria para acompanhar o clube, eu, pelo menos, não terei.Uma desilusão do tamanho do mundo alimentada por um vendedor de sonhos, semeador de ilusões e que entrará para a história como o pior mandatário coxa em 104 anos, não é pouco isso.

    ResponderExcluir
  2. Resignação e revolta resume o momento.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rauen. Também acho a mesma coisa em caso de novo rebaixamento. teremos um impacto negativo, principalmente em relação à novas gerações. Muito se fala da falta de amor do torcedor paranaense pelos times de sua terra. Mas como se pode exigir comprometimento quando os próprios Clubes não ajudam? O que a garotada de dez anos ou mais olha o Coritiba e o que vê? Um Clube que mal consegue se manter na elite por mais de 4 anos. O CAP, por outro lado, após o susto de 2011, quando foi rebaixado, voltou com força total e agora figura entre os 4 melhores, e ano que vem terá disponível um estádio de padrão FIFA. Enquanto isso, no Coritiba, vemos nosso patrimônio minguar, o Couto caindo aos pedaços, um CT novo que não vai sair, um setor Pro-Tork voltado para uma elite e que até corre o risco de não sair, as dívidas do Clube multiplicando devido a maus investimentos. Enfim, o quadro é desolador. Uma outra queda, no meu entender, será o fim do Coritiba, pois a tendência é nos tornarmos um Santa Cruz da vida, um Clube que viverá de suas glórias passadas, manterá um quadro fixo de torcedores mais antigos que não o abandonarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Emerson, eu estou cansado de tantas decepções em pouco tempo, apoiei em Joinville, fui nos 10 jogos lá, só que chega uma hora que vc não vê mais a luz no fundo do túnel, não tem mais nenhuma expectativa a não ser de ser CAMPEÃO PARANAENSE (neste campeonato medíocre) e triste falar isso mas e a realidade do CORITIBA...

      Excluir
  4. Vamos lá: 1) Acredito que em 104 anos de existência a atual diretoria é a mais barata de todas; 2) Há influência de pessoas de fora da cidade estarem cada vez mais presentes em clubes e associações para estabelecer redes de relacionamento e estarem se lixando para as instituições (clubes recreativos, esportivos, beneficientes)? 3) Esse atual proprietário do Coritiba, de onde vem, quem são os pais, antes de um bom casamento que vida levava? 4) Pela rapidez com que o tempo tem passado, determinado grupo de arrivistas fazem o que fazem contando com o esquecimento das pessoas? 5) Não é a toa que o futebol é o esporte que mais perde adeptos para outros esportes. É miseravelmente triste!
    Credence

    ResponderExcluir
  5. Se o clube quiser, não vai cair. Basta mandar embora chico (que até o mafuz na tribuna de hoje diz que é o pior zagueiro do mundo), botinelli, bill. Contratar o goleiro do paraná luis carlos, POIS VANDECO NÃO DÁ MAIS, escalar o abner na lateral, fernando diniz na zaga e daqui prá frente jogar com tres zagueiros, explorando os contra-ataques, na pior das hipoteses com 10 empates nós escapamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo discordo de você, mandar Vanderlei embora não ele no sábado mesmo nos livrou de uma goleada que seria desanimadora ao nosso elenco, quanto aos outros ja deviam ter ido, aliás não sei por que o técnico voltou com o Chico se o Lucas Claro jogou muito bem contra o Santos.

      Excluir
  6. Me sinto enganado, pois no inicio da gestão do Sr VRA achei que o Messias tinha chegado, aquele que poderia nos devolver a gloria do passado, um novo Evangelino. Pura decepção. Desmancharam um time maravilhoso que tinhamos em 2011, o melhor dos últimos 35 anos. Em caso de novo rebaixamento, além dos motivos já citados pelos colegas, o agravante é que em 2009 ainda tinhamos uma boa base, este ano é só lixo, não se aproveita nada, Preocupante demais nossa situação, vejam a tabela e concluam.

    ResponderExcluir
  7. Amigo RAUEN: Concordo plenamente com o relator. Assistir jogos do Coxa, é um exercício de masoquismo,
    pois como diz um ditado: " De onde não se espera nada, com certeza nada virá " ou " Nada está tão ruim,
    que não possa piorar ".
    O que mais me revolta, é a passividade de nosso presidente, " ditador ", que não assume seus erros, princi-
    palmente, com referencia à manutenção daquele " câncer " do Ximenes, que nos colocou nessa situação, por
    suas " contrataçõe$ ", de péssimos jogadores, sem pedigree, para vestir nossa camisa.
    Será que é tão difícil, uma pessoa assumir com humildade, que errou, ao entregar as chaves do cofre, para um
    aventureiro negociante, que não tinha nenhum vínculo afetivo, com nosso clube, sendo inclusive o causador da
    saída de verdadeiros Coxas, que não concordavam com o que acontecia nos bastidores.
    Se a tragédia acontecer, e formos rebaixados, o que o nosso presidente dirá! De quem será a culpa? Da torci-
    da que acreditou e se associou! Do rival, que terá um estádio padrão Fifa, e disputará a Libertadores, mesmo
    tendo que jogar fora de sua casa, o campeonato inteiro! Da CBF! da Globo! Do Agosto Negro! Do Setembro
    Negro! Da imprensa, que sempre apontou nossas deficiencias! Ou da torcida " chamada" de " Urubus " pois
    desde o campeonato Paranaense, dizia que o time era fraco, para disputar o Brasileiro.
    Por que o Vilson, não vem à público, e se desculpa com seus antigos pares de diretoria, e principalmente com
    a torcida, que sempre o apoiou. Será que é difícil, mostrar grandeza, ser humilde, e assumir que errou!
    Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Coxa Branca Alvaro - Você expões parte do meu desabafo.

      Mas não acredito muito na humildade do nosso presidente, isso não acontecerá.

      Excluir
  8. Eu não consigo me ver mais um ano na maldita série B, ela muito asquerosa, a imprensa não da bola é obrigação de time grande como o Coritiba vencer, tudo menos isto, quem sabe na ultima rodada tenha que torcer por uma vitória do nosso maior rival para não ter que acompanhar o time na série B ano que vem, eu não suporto série B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto você nunca verá caro Roberio, "eles" entregam qualquer jogo contra qualquer time em qualquer situação para nos rebaixar. Conheço bem esta "gente". Att. Henrique

      Excluir
  9. Dr. Rauen - Caro Coxa Branca, no sábado em meio a felicidade de estar com amigos Coxas Branca e Atleticanos a comemorar o aniversário de 1 ano da filha de um grande amigo, estávamos nós a esperar pela partida entre risos felicitações e muita alegria, vem um balde com gelo e desespero e ao final da partida a certeza aflora novamente.
    Creio que nem mesmo os apelos ao sobrenatural ao divino irá nos livrar deste pesadelo, se assim estes jogadores não quiserem. Estamos a merce de um bando de jogadores que não estão respeitando a camisa e a torcida do Coritiba, estão dando de ombros para a torcida do Coritiba, e infelizmente nosso presidente parece também não demonstrar o mínimo interesse em mudar os rumos.

    Como bem menciona o Colega Alvaro, mas digo que ele nem precisa vir a público se desculpar com a torcida, apenas faça o suficiente para que estes jogadores nos mantenham na serie A para 2014, e que também após isso não venha a público dizer que acreditava nestes jogadores, exceto alguns poucos homens, em nosso elenco alguns nem isso podemos dizer que os são.

    SAV

    ResponderExcluir
  10. Eu já estou desistindo. Depois de 48 anos acompanhando e torcendo junto com meu falecido avô e meu pai, cheguei à triste conclusão que este ano é nosso fim. Não teremos time sequer para subir em 2014 se o pior acontecer. Vamos ficar pelo menos uns dois a três anos na série B, endividados e sem opções para formar um bom plantel para subir. Mas o que me deixa mais furioso é ver que este ano estava fácil, muito fácil chegar lá na frente, visto a falta de qualidade da maioria dos times que estão disputando o Brasileirão (Cap que o diga, com o timinho ridículo que montou está lá). Perdemos a grande chance!!! E, agora, vou dizer uma heresia que com certeza trará muitos xingamentos: acho que a volta do Alex provocou ciumeira nos boleiros do clube. Não se iludam, a maioria são semi-analfabetos e existe sim este negócio de ciuminhos entre jogadores apesar de serem homens feitos. Eu nunca gostei destes endeusamentos de jogadores de futebol enquanto estão na ativa. Isto nunca fez bem nem para eles nem para seus companheiros de time. Então, além de todos os erros ainda estou vendo este tipo de coisa dentro do meu querido Coritiba. Não tem saída, estamos encalacrados!!!!

    ResponderExcluir
  11. O CFC é campeão em decepcionar sua torcida. O flamengo ñ ganhava aqui a 15 anos. Pois este ano e c/ 1 time ruim, ganhou. O vasco tbm levou 3 pontos do coxa. A portuguesa, 2. E sábado, o time do Coxa tratou d presentear os baianos, contemplando-os c/ 3 pontos lá no barradão. A segundona está + do q viva p/ o Coxa. Principalmente pq ele demonstra ñ se dar conta q se deixar p/ resolver seu destino na ultima rodada, o SPFC o rebaixará. Lamentável. Parece q o Coxa ñ tem competência administrativa p/ se manter na elite do futebol brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. Lamentável a fase do nosso time. Eu assisti ao jogo sábado sem esperanças da vitoria . Foi isso que fizeram conosco , tiraram nossas esperanças . Nosso elenco e pífio , alguns jogadores alem da deficiência tecnica nao demonstram raça alguma.

    ResponderExcluir
  13. Prezados, ainda prefiro aguardar o jogo contra a Ponte para poder explanar meu parecer sobre nosso futuro, já que falar dos incontáveis erros cometidos até então seria chover no molhado e tanto o Dr Rauen como os colegas já expuseram-nos muito bem. Ainda acredito, mas desde que o treinador reveja seus conceitos e escale realmente o pouco que temos de melhor para que, ainda com um pouco de fôlego, possamos encontrar um restinho de motivação para as partidas que restarão. Que os Deuses do futebol olhem por nossa tão maltratada Torcida. SAV!

    ResponderExcluir
  14. Preparem-se para tempos difíceis, amigos. Só espero que nos livremos de Ursos e outros lixos da vida...

    Abs e SAV

    Fernando Correa Martins

    ResponderExcluir
  15. Caro Rauen: Aproveitando o gancho da sua citação ao saudoso Millor Fernandes, entendo como muito difícil (ou impossível) lembrar ou vaticinar o que resta do futuro nosso amado Clube. O quadro, utilizando de um eufemismo, é desolador (estou resistindo a utilização do vocábulo desesperador). O nosso Clube carece de comando firme e competente tanto no plano administrativo, como também no técnico (aqui enveredando, naturalmente, no futebolístico), o que trataremos na sequência. A montagem do elenco, como todos estão cansados de saber, foi péssima, onde o mandatário máximo endossou cegamente todos os atos do seu superintendente. Em pese a saída do mesmo e do antigo técnico, o atual, desde que iniciou suas atividades, tem revelado completo desconhecimento do nosso elenco. Exemplo indiscutível: Ao escalar o Chico, que sabidamente encontra-se em péssima fase, em detrimento do combativo Luccas Claro, cometeu erro crasso, que contribuiu, indiscutivelmente, para a nossa derrota. Como sou teimoso, ainda, acredito que alguns atletas do nosso elenco (tais como o Alex, pela sua técnica, como também o Willian, o Luccas Claro, o Gil, o Urso e o Germano, entre outros [poucos], exclusivamente pelo espírito de luta) possam ajudar na luta pela "nossa salvação".Tento, assim, pelo menos, manter acesa a chama da esperança, embora, reconhecendo, que o contexto atual não é nada animador.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).