quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Não é [mais] hora de criticar

Se você não percebeu bem antes que o elenco que foi montado por Felipe Ximenes, este ano, iria nos rebaixar, agora não adianta protestar.

Se você foi um dos que saiu em defesa de Vanderlei, Chico, Robinho, Botinelli, Urso, Bill, Júlio César, agora não adianta mais dizer que eles não servem para o Coritiba.

Se você, em algum momento escreveu, em algum lugar, uma estupidez tipo "1985-2013", ou "#eu acredito", você não tem DIREITO algum de reclamar agora.

A hora de criticar já passou. Tudo o que está acontecendo era perfeitamente previsível. E não, eu não tento, com essas palavras, me colocar acima de ninguém, nem me isentar de culpa. Porque eu também me permiti sonhar que, neste ano, mesmo com esse elenco medíocre, não seríamos rebaixados. Meu coração também está sangrando, triste, com suas feridas reabertas, e expostas.

Fiz questão de me enganar, e, como sempre, paguei adiantada a minha anuidade de sócio, mesmo sem poder ir aos jogos. Fingi pra mim mesmo que tinha esperanças, e saí de casa, em direção ao Maracanã, nas duas vezes em que o Coxa jogou aqui, para ir estender a faixa do Consulado e esperar que meu time ao menos lutasse. Banquei o tolo,  e estendi na varanda de casa uma enorme bandeira do Coritiba, para que os vizinhos flamenguistas (e botafoguenses, e vascaínos) pudessem dirigir suas agressões e gozações.

Mas o Coxa, do jeito que eu o tinha na minha mente, não existe mais. Já vi muitos times ruins do Coritiba. Mas tão sem vontade assim, tão covarde, tão sem brio, nunca. Fico estupefato com a total falta de vontade do time, a passividade dos jogadores, a falta de um mínimo de esmero nos passes e nas finalizações.

E o novo treinador, ainda que não tenha tido um tempo sequer mínimo para analisar a situação, provou que não acompanhava NADA do Coritiba, ao escalar quase o mesmo time que não queria mais jogar. E já começou afrontando a torcida, ao escalar Marcos Paulo como titular, esse jogador medíocre e símbolo de um dos nossos maiores fracassos. E provou ser incapaz de ousar, ao montar um esquema tático em que os laterais mal passavam do meio de campo, onde o pavoroso Chico teve que, por vezes, fazer o papel de armador (!) da equipe.

Nunca joguei a toalha pelo Coritba. Sempre me apeguei em qualquer esperança, por menor que ela fosse. Com o perdão da pretensão, tentei cuidar dele. Mas, desta feita, tudo isso de nada adiantou. O que já era esperado está acontecendo. Estamos voltando para a segunda divisão, onde talvez seja o nosso verdadeiro lugar.

Pois um clube que se permite repetir ciclos tenebrosos, onde dirigentes aparecem como salvadores e desaparecem como covardes, deixando-nos apenas sofrimento e humilhação, onde torcedores se deixam levar por conversas de diretores e fecham os olhos, de propósito, para as mazelas do elenco, e aplaudem jogadores medíocres, um clube desses nunca será grande, nunca merecerá estar na elite do futebol, sempre irá viver de "quases", de recordes inúteis, de lembranças do passado, de estrelas de prata, enfim..

Não, a hora não é de criticar. Pois é tarde demais. A hora, agora, é de chorar lágrimas de tristeza e de sangue, mais uma vez.

30 comentários:

  1. Vi no cxn e gostei: #Foda-çe Vilson!
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Caro Popini, a humilhação maior ainda vem aí: o Atletiba. Deus nos salve.
    SAV, Becker.

    ResponderExcluir
  3. Se você, em algum momento escreveu, em algum lugar, uma estupidez tipo "1985-2013", ou "#eu acredito", você não tem DIREITO algum de reclamar agora. (2)

    ResponderExcluir
  4. Eu me recuso em acreditar que iremos ficar 2014 na maldita série B novamente, na minha opinião o problema é falta de pagamento aos jogadores, somado a deficiência técnica, da nisto.

    ResponderExcluir
  5. Se você, em algum momento escreveu, em algum lugar, uma estupidez tipo "1985-2013", ou "#eu acredito", você não tem DIREITO algum de reclamar agora. (2)

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir
  6. coração sangrando...já vi esse filme antes!!!

    ResponderExcluir
  7. Existe uma evidente atmosfera de desânimo no time do Coritiba. Temos deficiencia técnica, mas ao meu ver o lado psicilógico esta ainda pior...Como explicar?... parece que nossos jogadores estão em campo com a cabeça de alguem que acabou de broxar tendo uma mulher linda bem na frente...
    a humilhação maior ainda vem aí: o Atletiba (2) Se perdermos, será o último jogo desse bando de fracassados que perderei meu tempo e paciência assistindo em 2013, e provavelmente por muito tempo... pq nao aguento mais ficar "comemorando" estadualzinho xinfrin, muito menos serie b.

    ResponderExcluir
  8. Eu a a acreditei no inicio sim , infelizmente esta a enganado , mas nao vejo nada a fazer a nao ser criticar e cobrar atitude porque qualidade nao existe

    ResponderExcluir
  9. de todos esses erros aí em cima citados só pequei em um: "Acreditar que bill nos traria mais vontade e jogaria com a raça de antes" me enganei! Mas, também me enganei pq achei que de tão ruim que era esse time o bill poderia fazer valer sua raça, força e vontade! coisa que até agora não aconteceu! No mais o texto foi perfeito! Um time que ganha o paranaense com as calças não mão não pode iludir a ninguém!

    ResponderExcluir
  10. Carlos Augusto de Castro.3 de outubro de 2013 às 10:57

    AOS FRACOS E DERROTADOS MEU REPÚDIO. QUEM NÃO FOR "HOMEM" SE AFASTE DO CORITIBA! É HORA DE LUTAR E NÃO FICAR CHORAMINGANDO.

    Pontualidade - Marcos Popini.
    Este tema já abordado merece uma reflexão. Nós devemos ter cuidado quando os temas são apresentados porque em cada um existe um apelo profundo. Está faltando uma certa digestão.

    A maneira como as coisas se repetem no Coritiba são dignas de nota. Tudo muito sério. Mais do que um sinal, um sintoma crônico porém, com qualquer alívio,não nos preocupamos mais e o quadro se agrava perigosamente.

    Assim, hoje trocando opiniões motivadas pelo medo e pelo amor próprio tudo vai se perdendo.
    Todo ano mesma coisa. Todo anos os mesmos erros. "Toda vida este martírio". Se nós continuarmos assim serão apenas como conversas de botequim, (pior sem cerveja).

    Mudam os dirigentes mas ninguém mexe na ferida e nós continuamos esperando um messias para nos salvar.

    O CORITIBA SOMOS NÓS, ELE EXISTE PORQUE EXISTIMOS. ELE REFLETE O QUE SOMOS E NÃO O QUE ALMEJAMOS, INFELIZMENTE. SOMOS HOJE A TRISTE HISTÓRIA VISTA NO FUTURO. SE TIVERMOS DE PERDER VAMOS ENCARAR E NÃO MOSTRAR NOSSA FRAQUEZA DE MODO DESESPERADO AOS INIMIGOS.ISTO É O MÍNIMO QUE SE PODE ESPERAR DE QUEM VESTE A CAMISA DO "ETERNAMENTE GLORIOSO". AOS FRACOS A MORTE GARANTIDA. AOS FORTES A ETERNIDADE.

    Proponho: Cada tema fundamental deve ser, ( pelo menos uma vez por mês) posto em discussão buscando efetivas soluções. Como conseguir isto? justamente com a participação de todos quer no entendimento quer nas ações.
    Que se deve debater? Evidentemente estratégias e ações rápidas, corajosas buscando modificações radicais a qualquer custo. O nosso único problema somos nós. Nossos únicos rivais somos nós mesmos.É preciso deixar de olhar para fora. Nossas atitudes mudarão nosso futuro positivamente. CHEGA DE ESPERAR POR UM MESSIAS QUE VENHA NOS SALVAR. Viver é lutar. Chega de fraqueza!

    Entre nós existe um grupo de pessoas muito inteligentes que, de perto ou longe,pode sugerir ações como: desde invadir a diretoria ou através de meios jurídicos resolver situações complicadas.

    Dentre as ideias; 1) Exigir transparência nos gastos. 2) Intervenção nas ações dos conselheiros,(será que são como os conselheiros do "Tribunal do Faz de Contas?"). 3) Abrir a caixa preta das contratações. 4) Saber como a LA tomou conta do Alto da Glória. 5) Saber como o DM. pode ser tão medíocre e por aí segue.. Ninguém vai tirar as castanhas do fogo por nós. Somos nós,e mais nós e acabou.


    Tenho convicção: é só o Coritiba se livrar da zona do rebaixamento, que o clamor e a revolta cessarão até nova queda.
    Será como o movimento das ruas. Se novas atitudes se consolidarem um novo Coritiba irá surgir,caso contrário vamos nos unir, conseguir recursos e levantar um eterno MURO DAS LAMENTAÇÕES. Aí poderemos escolher uma ótima pizzaria para fazer o que só se faz neste país. Engolir pizzas.
    Carlos Augusto de Castro.




    ResponderExcluir
  11. Pois é Popini, mas os conformados devem estar abraçados hoje, consolando uns aos outros e nos chamando de expers. Mas nada como a experiência e os dias que passam. Está mais do que provado que nosso elenco é fraco, que nossos dirigentes dormiram no ponto ao não fazerem uma reestruturação após o Paranaense. Se iludiram e acreditaram que aquele time seria forte o suficiente para enfrentar o Brasileirão. Até temos um time titular razoável, mas perdemos peças importantes: Emerson, Rafinha, Pereira (apesar de já não ser o mesmo) e algumas contusões eternas em jogadores importantes, que não se curam nunca: Deivid, L. ALmeida, WIliam, Jr. Urso, etc. E o que sobra, não resolve nosso problema. Só podemos parabenizar a Diretoria e os conformados que sempre apoiaram os cabeças de bagre de nosso elenco. Não vou nem nominar, pois todos já os conhecem! Se não podemos fazer nada para mudar o estado atual, vamos torcer para que o Péricles tenha alguma iluminação e conquiste os pontos necessários para fugir da série B. SAV

    ResponderExcluir
  12. Pois é Popini,infelizmente estou tomada por um certo sentimento de luto.Não é fácil ter assistido tantos momentos de glória do nosso coxa,vermos o que se tornaram , um time sem luta,sem comando.Algum jogador experiente tem tomar a sí a responsabilidade e liderar,pois mediocridade com apatia é muito pior.Acho que a nossa única esperança de não cair é vencermos o atletiba(Se os atletas,forem devidamente motivados).Caso contrário ,a derrota nesse clássico significará o rebaixamento,com o coritiba descendo a ladeira.Cordiais saudações alvi - verdes.Luíza.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto Você é uma pessoa lúcida e um grande Coxa-Branca. Concordo que, infelizmente, não é mais hora de criticar. Os equívocos foram exaustivamente apontados no transcorrer do ano. Porém, foram, de forma arrogante, ignorados pelos atuais dirigentes. Como ainda existe uma esperança (quero acreditar), vamos torcer para que algum "iluminado" ou com um mínimo de lucidez (o que é muito difícil de encontrar no Alto da Glória) consiga levantar o ânimo do grupo e talvez, através da superação, nos ajude a permanecer no grupo de elite. SAV

    ResponderExcluir
  14. Pobre de ti Coritiba

    Ricardo

    ResponderExcluir
  15. Uma pena...O desmanche em busca de mala cheia foi as claras.Agora o falastrão, que se diz "presidente" vem com suas explicações vazias.Faltam ainda 13 rodadas, pelo visto, seis ou cinco times, são fortes candidatos para ocupar as 4 vagas da degola. Ainda existe uma luz por mais pequena que seja no fim do túnel, o difícil é enxergar...
    ANNUNCIATO - Um COXA Doente longe de Casa.

    ResponderExcluir
  16. Popini ja tentei na epoca do Beternhause fazer algo "a mais" pelo Coritiba, e te digo.
    A sujeira da politica de clube de futebol é igual ou pior que a politica de partido.
    Então lhe garanto, será dificil de acontecer algo que mude muito nossa situação, o ideal seria acontecer o que o Carlos Augusto disse no comentario acima, mas ja lhes adianto não vai acontecer, infelizmente, estaremos na serie b ano que vem a não ser que alguem mude VRA e seus puxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Augusto de Castro.3 de outubro de 2013 às 22:00

      Popini recebi sua mensagem. Quando você me participou da criação do blog, pensei, meu amigo vai se incomodar. Você mexeu no vespeiro da chapa branca. Siga seu caminho luminoso sem se intimidar. Poucos tem a sua coragem e ideal. Você e o Dr. Rauen podem modificar o destino do Coritiba. Precisamos de gente assim.
      Meu pensamento é sincero e já escrevi a forma de agir. Chega de conversa. Vamos balançar o coreto!
      Conte com meu apoio incondicional. Carlos Augusto de Castro

      Excluir
  17. Parabéns por não se omitir!

    Temos pensamentos muito parecidos em relação ao nosso amado Coritiba!

    Infelizmente 2013 será isso: brigar para não cair e só!

    SAV

    Emiliano Barreto

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog Popini,
    estarei aqui todos os dias, mesmo que não veja meus comentários.
    é de se lamentar profundamente mais um ano brigar para não cair, e ontem tive o mesmo pensamento.
    Será que não somos um time de 2ª ?
    hoje acredito que não, bastava que o dinheiro gasto com tantas "tirissas" tivesse sido bem aplicado, ou veja temos 11 atacantes, e nenhum para colocar em campo !! pode isso?
    Juliano - Gpuava.

    ResponderExcluir
  19. Popini, sinceramente acredito que os jogadores (incluindo Alex), o VRA e os conselheiros estão pouco se lixando se o Coritiba for rebaixado. Não vejo ninguém sair de campo triste, apenas jogadores rindo e conversando com jogadores de outros time, dando prioridade para BOM SENSO F.C em vez do Coritiba. Mas sinceramente o lugar do Coritiba, não é a segunda divisão, o lugar dos últimos dirigentes talvez seja, mas não do Coritiba que é uma instituição, não um pessoa física e os responsáveis são pessoas que tem autonomia e autoridade dentro do clube. Nesse ponto discordo em você dizer que talvez nosso lugar seja a segundona. Discordo e muito.

    ResponderExcluir
  20. Ótima noticia saber que você e Rauen continuam escrevendo sobre o Coxa! Parabéns pela iniciativa!
    Nosso clube está em frangalhos e somente a cobrança em cima desta diretoria incompetente é que vai nos tirar do buraco.
    SAV - Sergio Valdeira

    ResponderExcluir
  21. A verdade é dura, mas é necessária... Acho que agora é tarde demais. Espero que os "revolucionários" e "apoiadores incondicionais" estejam satisfeitos. O Oráculo Felipe Ximenes parece que conseguiu realmente. E aqueles que idolatram tanto o Alex, poderiam ter ido junto na reunião do tal Bom Senso F.C., que nada mais é que um grupo com interesses pessoais. Ou poderiam ter ido junto lá na ESPN Brasil, onde ele concedeu entrevista para o Bola da Vez.

    Não era melhor os três (Alex, Deivid e Lincoln) estarem presentes na apresentação do treinador? Não são eles os mais experientes e os líderes do grupo? O Coritiba seguem com braçadas seguras rumo à segundona, se nada for feito.

    ResponderExcluir
  22. Essa coluna acertou em cheio de um formador de opinião do Cxn. Chamou a torcida de melância, esqueceu de se auto intitular como alice.

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir
  23. Perfeito seu texto, popini, as usual.... E que passem depressa os ultimos dias de Vilsinho de Andrade, o grande satã, the wounded snake, o maior culpado pelo rebaixamento, muito mais culpado do que ximenes.

    ResponderExcluir
  24. Só posso pensar que existe algo de muito podre no reino do Alto da Glória.Nosso time é uma caricatura.Gostaria de saber a sua opinião Popini,a respeito da entrevista que o atleta Alex deu há uns tempos atrás,em que falou sobre a globo e a CBF,se isso pode ter tido alguma influência,sobre o que está acontecendo no Alto da Glória?Pois a mim ,às vezes parece,que depois disso o Alex mudou a sua postura,em relação ao Coritiba,não participa mais de todas as partidas.Antes eu via garra e amor a camisa.Ou se ele desanimou,diante da nossa situação caótica.?Infelizmente,acho que agora realmente estamos indo para a segunda divisão.Um clube de tantas glórias.Luto,diante de tudo isso.Cordiais saudações alvi - verdes.Luíza.

    ResponderExcluir
  25. Luiza, o q me contaram é q houve, sim, uma discussão entre o Alex e o VRA, por conta das declarações do jogador contra a CBF. Não sei se é verdade, mas é fato q logo depois o Alex ficou mais de um mês fora do time, tratando de uma contusão, e quando voltou nunca mais demonstrou um pingo de garra, nem um sinal de estar indignado com a situação do Coritiba...

    ResponderExcluir
  26. Popini, de fato, acho que aquela declaração do Alex foi um "divisor de águas" entre o jogador e essa Diretoria. Talvez isso tenha influenciado o ambiente de maneira negativa. Mas acho que os demais jogadores são profissionais e não poderiam ter sido influenciados por isso. O fato é que houve um desmanche no time, e as principais peças foram embora só restando mesmo os refugos trazidos pelo Ximenes por DVD. A situação é lastimável e não vejo como podemos agora nos recuperar. O fato é que provavelmente seremos rebaixados, Alex se aposenta ano que vem (ou encerra a carreira no Cruzeiro) e teremos mudanças na Diretoria.

    ResponderExcluir
  27. Desculpe aqueles que amam o Alex, mas ele é muito omisso para um jogador que tacham como ídolo e que se diz coxa branca. Na hora de lutar por esse tal BOM SENSOF.C ele trava batalhas e pelo Coritiba, qualquer "quebrada de unha" é motivo pra ficar fora.11

    ResponderExcluir
  28. Não é defesa a Alex mas penso justamente o contrário em relação a omissão...para mim o ÚNICO jogador afastado pela diretoria é justamente Alex. Não jogou algumas após declarações contra cbf/globo e DIRIGENTES, Nno jogou o clássico e não jogará outras partidas decisivas. Quando entrar em campo será apenas mais um ''perdido em campo'' pois não há motivação para o atleta. O boicote é a diretoria em relação a ele.

    ResponderExcluir
  29. Alex ficou em casa. O veterano deles resolveu.

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).