segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sem alma

Hoje "ouvi" de um grande amigo, que ainda tem esperanças de que o Coritiba consiga se salvar, a seguinte frase:

Não existem milagres, mas a vontade de viver ajuda muito na recuperação!

Eis o nosso problema: na minha opinião, o Coritiba já "desistiu de viver".

O time está completamente entregue. Os jogadores tremem em todos os jogos. Contra o Vitória, a bola que o fraquíssimo Chico jogou pra lateral, no que virou depois o segundo gol dos caras, é o resumo de um time fraco, covarde, sem brios.


E, pra piorar o que já era péssimo, nosso treinador parece não ter a mínima condição de mudar esse cenário trágico que nos acompanha há tempos, e que certamente vai culminar em mais um rebaixamento na nossa "gloriosa" história.

Por que, pergunto, eu, por que voltar com Chico como titular, sabendo que esse jogador vinha errando bisonhamente em TODAS as últimas partidas, e depois da boa atuação de Luccas Claro e Leandro Almeida contra o Santos??

Por que insistir com Botinelli que, seja por deficiência técnica inata, seja porque perdeu a confiança depois da estupidez cometida pelo Lincoln, não conseguiu fazer sequer UMA única boa partida pelo Coritiba??

O Coritiba, sem dúvida alguma, é o pior time do campeonato no momento. É um time sem confiança, que erra sem parar, que não tem um padrão tático, "comandado" em campo por alguém que parece ter chegado de outro planeta, posto que insiste nos erros antigos e nem TENTA mudar nada, e fora de campo por alguém que tanto fez, tanto falou, que acabou sozinho, talvez na tentativa de morrer como mártir, esquecendo-se que atuou como carrasco quase todo o tempo.

Não, eu não acredito que o Coritiba consiga se salvar. Acho que os jogadores, [talvez] Alex à parte, porque é Coxa Branca, não estão nem aí pra isso. Sabem eles que seguirão suas carreiras, aconteça o que acontecer, e que só quem ficará [mais] machucado somos nós, os torcedores. Porém, em parte, eles não têm a maior parcela de culpa, pois sempre foram ruins, medíocres, perdedores, e apenas foram trazidos ao Coxa para continuar as suas histórias de fracassos. A culpa maior, sem dúvida alguma, é de quem nos afrontou ao trazê-los para o Coritiba.

Eu me orgulho de ser Coxa Branca, mas tenho vergonha dos "jogadores" que vestem a nossa camisa, e dos  homens que se sucedem no comando diretivo do clube. Gostaria, sim, que eles conseguissem provar que eu estou errado. Ficaria feliz em me desculpar, caso eles conseguissem nos salvar. Mas nem no fundo do meu coração eu consigo encontrar esperanças.


23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A cada rodada a corda aperta mais em nosso pescoço. Eu ainda nao desisti , mas esta mais difícil a cada semana . Enquanto ainda tivermos chances matemáticas precisamos acreditar .

    ResponderExcluir
  3. Encontrei esse blog num link no globo.com, estava sentindo falta das opiniões desse guerreiros pelas causas alviverdes.

    Marcelino

    ResponderExcluir
  4. Popini, tenho insistido há meses que a maior culpa é dos jogadores, verdadeiros vagabundos que não estão nem aí para a gloriosa camisa que vestem e para o clube que os paga ( se é que paga ). Para ser grande, precisamos pensar grande, confesso que quando VRA assumiu, pensei, "este é o cara", o novo Evangelino, mas após um inicio muito bom, perdeu-se na sua própria arrogância. Analisando a tabela, e o comportamento dos jogadores, acho que vamos para a segunda divisão novamente, e com um agravante, ao contrário de 2009, não temos uma base de um time, só temos lixo. Abs . Henrique Dias

    ResponderExcluir
  5. Está difícil não largar os bets
    Mas enquanto tivermos chances matemáticas precisamos acreditar (2)
    SAV - Sergio Valdeira

    ResponderExcluir
  6. Caro Popini: Você, evidentemente, como grande Coxa-Branca que é, deseja e torce para estar errado, não obstante, no plano racional, ser muito difícil vaticinar algo alentador ou positivo. Acredito que alguns jogadores, poucos é verdade, querem continuar vivendo e lutando, consequentemente, pela nossa permanência no grupo de elite. Alguns, é verdade, não demonstram a menor vontade e disposição, jogando com enorme descaso "na defesa" das nossas cores. O treinador, como bem colocado, revelou completo desconhecimento do nosso elenco. Exemplo indiscutível (referido no seu texto): Ao escalar o Chico, que sabidamente encontra-se em péssima fase, em detrimento do combativo Luccas Claro, cometeu erro crasso, que contribuiu, indiscutivelmente, para a nossa derrota. Como sou teimoso e, ainda, acreditando que alguns atletas do nosso elenco (tais como o Alex, pela sua técnica, como também o Willian, o Luccas Claro, o Gil, o Urso [que Você não aprecia] e o Germano, entre outros [poucos], exclusivamente pelo espírito de luta) possam, ainda, ajudar na luta pela "nossa salvação".Tento, assim, pelo menos, manter acesa a chama da esperança, embora, reconhecendo, que o quadro é bastante desolador (para não utilizar o vocábulo desesperador).

    ResponderExcluir
  7. Concordo com as suas palavras e alertava desde o início que nossa briga era para não cair...Mas...Não entendia nada...

    Abs Fernando Correa Martins

    ResponderExcluir
  8. Popini: Quem, possivelmente nos levará para a segunda divisão, serão esses jogadores, perebas, que não
    merecem vestir nossa camisa.
    Mas, a culpa maior, não é deles, pois nasceram ruins. O maior culpado, foi aquele que os contratou, mesmo
    sabendo de suas limitações técnicas, mas, vendo um belo DVD, e sendo avaliados por uma COMI$$AO.
    Culpa maior tambem, é do nosso presidente, que dizendo não entender de futebol, entregou nosso clube e
    as chaves do cofre, a um aventureiro, sem nenhum vinculo afetivo com nossas cores.
    Culpados tambem, são aqueles torcedores e formadores de opinião, que por algum motivo, resolveram
    se enebriar com o canto da sereia, acreditando que o fraco campeonato paranaense, seria parâmetro para
    avaliar nosso fraco elenco.
    Um abraço
    Alvaro

    ResponderExcluir
  9. Felipe Ximenes, VRA, Tonico Pereira, Jamelli, Oscar Yamato, sergio ramirez, Chico araujo,jair cirino, tico fontoura, gionedis, moro,zanetti ,vialle-osna(jamais esquecerei juiz de fora 89)- uma vida de medíocres! Que castigo, a gente não merecia isso, so o chinês se salvou nos ultimos 30 anos.

    ResponderExcluir
  10. Desde aquela derrota pro vasco aqui eu tenho registrado as preocupações sobre a continuidade do bom rendimento do time, das prim. 10 rodadas. Aquela derrota, seguida de + um tropeço p/ a lusa, certamente era o sinal da decadência. A instituição, atorcida e os sócios não merecem uma nova queda. Os dirigentes do Coxa SIM. Eles sabem os motivos que estão levando o Coxa p/ a série B. E o pior é que parece que estão aceitando isto numa boa. Eu até já aceito isto. Afinal, na série B a vergonha é menor. O Coxa na série A só nos tem feito passar vergonha. Só que se o Coxa cair, eu darei um bom tempo p/ o futebol. Chega.

    ResponderExcluir
  11. Tem gente dizendo que o jogo contra a quase rebaixada Ponte um "divisor de águas" (assim como o foram os jogos contra o CAP e o Vitória). A questão é a seguinte, podemos passar pela Ponte e depois? Vamos passar pelo Cruzeiro e Grêmio, com os dois disputando o título? Agora só vem pedreira e como o Popini falou, a queda é praticamente certa. Falta disposição nesse time, todo mundo já jogou a toalha, até o Alex. O técnico contratado para apagar o incêndio não fará milagres, até porque ele trabalha para a LA, e a LA não está nem aí se o Coritiba vai cair ou não, eles só querem nos empurrar os refugos encostados deles. Agora, eu acho que o pior não é essa situação, pior mesmo é ver a apatia da Diretoria, a falta de brio e vergonha na cara do Sr. Vilson Ribeiro de Andrade, de não vir a público pedir desculpas, explicar o que está acontecendo e exigir um comprometimento profissional desses vagabundos mercenários (caso estejam fazendo corpo mole). Acompanho o Coritiba desde o final dos anos 1970, uma época em que tinhamos grandes jogadores, técnicos comprometidos e um presidente que acompanhava de perto o Clube, ao invés de só aparecer em eventos de marketing gerencial todo engravatado e falando bonito... Mesmo que venha um rebaixamento, continuarei sócio, mas não me peçam para assistir jogos da Segundona, com times de segunda categoria em campos de várzea onde o Judas bateu as botas. Se cair outra vez, é o nosso atestado de incompetência, não merecemos viver isso, a torcida não merece essa palhaçada. Que fechem as portas e transformem o Couto num shopping, porque isso é melhor do que ver um Clube decadente disputando campeonatos de várzea e administrado por amadores e incompetentes.

    ResponderExcluir
  12. Queridos amigos COXA, creio que como eu, todos andam com um nó na garganta. Impotentes, não conseguimos explicar as razões para a infindável repetição de erros que nos mantém como coadjuvantes no futebol brasileiro. E o pior, quando achamos que vamos nos reerguer, percebemos que a hora mais escura da noite ainda está por vir... que sina. Protestemos, xinguemos. Mas, por favor, não empreguemos violência física SE o pior acontecer....
    Forte abraço, Ael (vozalviverde.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do comentário do Dr. Rauen no Coxanautas, as vezes é necessário colocar as coisas nos devidos lugares.

    J. Leoninas

    ResponderExcluir
  14. Este time do Coritiba se acostumou com a derrota. Jogadores acostumados a perder contaminam os demais.

    A única maneira de reverter isso é sacar todos os jogadores de mentalidade fraca da equipe. A questão é:
    Ainda tem algum jogador vencedor no Coritiba?
    "Sem alma" se refere a isso.

    Fernando

    ResponderExcluir
  15. Um exemplo é o Vanderlei... até que é um goleiro razoável. Péssimo nas saídas do gol ou com a bola no pé.
    Debaixo das traves às vezes é monstro, salva nossa pele.

    Porém, mentalmente é um goleiro fraco. Deixa sua "cozinha" desorganizada, é mudinho, não tem voz.
    Faz cera em empate em casa, demonstra excesso de ansiedade.

    MENTALMENTE FRACO

    podemos reclamar do Bastos à vontade, que entregou uma das taças da CdB (eu discordo).
    Mas ele era um líder, mentalmente forte.

    Onde está o líder na nossa equipe??

    ResponderExcluir
  16. Desculpe, acabei não assinando acima;

    AINDA MAIS

    SACRIFÍCIO
    Outrora tivemos jogadores que se sacrificavam, que tiravam um algo a mais pra defender o Coritiba.
    Um exemplo é o Leandro Donizete.

    Ele jogou sem dois dentes que acabara de perder!!!

    O que vemos agora?
    Excesso de contusões, de cuja real escala e veracidade DUVIDAMOS.
    O que parece é que nenhum atleta coloca o Coritiba acima de suas unhas do pé!!

    Querem estar com os cascos brilhantes ao final da temporada, para serem negociados e seguirem sua jornada cigana (me desculpem os ciganos).

    ResponderExcluir
  17. Pois é, Fernando, o Reginaldo Nascimento jogava com a cabeça quebrada, o Donizete continuava em campo mesmo depois de perder os dentes... Hoje, qualquer dorzinha leva os jogadores ao DM, de onde eles só saem uma eternidade depois e, ainda assim, por pouco tempo.

    Sacrifício. Os jogadores do Coritiba desconhecem essa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pra mim é fichinha, perto do que o Zambiasi fez em um auauTIBA em 1997! Jogou com o pulso quebrado, engessado, e fez 2 gols de cabeça, subindo mais que zaga dos "fedidos". Resultado: 2x2 (os dois gols dele foram no minuto seguinte aos gols rubro-negro)! Lembra disso?

      Detalhe sem importância: os dois cruzamentos foram do Alex, na época, com 18 anos.

      Excluir
  18. Victor Ferraz "sentiu um desconforto" e o Gil deve ser o lateral amanhã.
    Esse é o Coritiba do conforto!
    Daqui a pouco os jogadores vão querer jogar sentados numa poltrona.

    ResponderExcluir
  19. Minha gente, este desespero já era esperado. Mais uma vez eu digo: DESANIMADOS SIM, DERROTADOS NÃO !
    Não vamos perder a compostura. Mostrar fraqueza é o maior presente que podemos dar aos nossos inimigos. Quando digo inimigos não me refiro aos rivais. Nossos VERDADEIROS INIMIGOS são muitos conselheiros, o presidente desqualificado-inqualificável ,que por ser fraco, enconde-se por detrás da arrogância mas é apenas um boneco que serviu e serve para destruir o Coritiba.

    O Coritiba possui além dos atributos por todos conhecidos; um precioso patrimônio. Ao contrário do rival, que se apropriou do quarteirão em nome dos "benefícios" da Copa incluindo também benesses: federais, estaduais e municipais. Parabéns àqueles que são competitivos e possuem um líder, (por mim execrado) mas não se pode negar seu valor pois: conseguiu para seus pares um belíssimos Estádio e um grande elenco ,ótimo técnico com um time competitivo. Alguém pode negar?
    Como já disse, uma quadrilha instalou-se no coração do Coritiba como um câncer. Ninguém sabe e jamais saberá o que acontece dentro daquela diretoria. As negociatas rolam em todos sentidos e nenhuma visando o caráter esportivo como tem sido demonstrado. Com o Coritiba destruído, como vem sendo, sem quadro social nem respeitado só vai restar uma coisa: O PATRIMÔNIO. Sem querer o Popini abriu seu blog com o tema do VELHINHO, lembram?, pois é...
    "ALGUÉM" ANDOU VIAJANDO pelo mundo observando como no velho continente exploram seus espaços de forma
    absolutamente comercial. Lá isto é possível não no mar de lama onde vivemos.

    Uma análise mais profunda pode nos levar a outros caminhos ainda mais estarrecedores.


    O desespero coletivo é algo brutal. Vamos deixar de nos exasperar por coisas que ainda não aconteceram. Vamos modificar nosso ESTADO MENTAL. A mente nos leva por todos os caminhos "Tudo depende de nós".
    Um bom começo é comprar uma caixa de foguetes. Se não dá para comemorar o campeonato poderemos comemorar
    ao menos o não REBAIXAMENTO. Não vamos deixar a calça cair.

    Carlos Augusto de Castro.

    ResponderExcluir
  20. Popini, gostaria muito que estivesse. Sei que não está. O alerta era feito desde o último ano. O filme de hoje é a continuação do anterior, parte II do terror que vivemos pelos desmandos e orgulho exacerbado daqueles que conduzem os destinos do nosso amado Coritiba. Desde o último ano temos um histórico de contusões constantes e de difícil recuperação, condicionamento físico questionável, elenco desfeito ao longo das competições, contratações de atletas com duvidosa condição técnica e física, negociações "estranhas" ao mundo do futebol, torcida constantemente sendo culpada pela má qualidade do futebol, enfim, uma série de fatos que ficaríamos a narrar por um tempo que não devemos desperdiçar.

    Estarei torcendo, de corpo e alma, apesar que a racionalidade me remete a dor e previsão de uma adversidade quase intransponível pelo que dispomos hoje, seja fisicamente, qualitativamente e mentalmente.

    Gostaria de estar lendo colunas do amigo com outro sentido, mas a realidade é esse que se estampa aos nossos olhos, lamentavelmente.

    De qualquer forma, quero parabenizá-lo pelo blog, onde é possível não ler xingamentos, palavras de baixo calão e pensamentos limitados a interesses pessoais. Por favor, estenda os cumprimentos ao Dr. Rauen, que mais uma vez nos presenteia com o equilíbrio, serenidade e inteligência.

    Abraços.

    Gilson Zanlorensi

    ResponderExcluir
  21. Que time sem alma, que presidente arrogante, que ídolo despreocupado com o clube, que conselho omisso, que jogadores medíocres e descomprometidos, que parceria de futebol mais mandrake, querem mais ?

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).