sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O visionário e o legado do mal!

Por: Cláudio Réus

Vilson Ribeiro de Andrade se auto intitulou “o visionário”. Com esse estigma nos iludiu por muito tempo. Mas não a todos!

Desde janeiro parte da torcida (esses sim os verdadeiros visionários) viram que alguma coisa de podre existia no reino do Alto da Glória. E o diagnóstico não era tão difícil.

Quando a categoria de base é preterida por contratações mal feitas, negócios que, se davam lucros para alguém, não era o Coritiba...

Quando vimos o desmanche de um bom elenco por duas vezes consecutivas em troca de jogadores de segunda, terceira e quarta divisão...

Quando no mesmo ano Clube perde três chances de disputar a Copa Libertadores da América, e a diretoria se pronuncia que o clube não estava preparado à disputa-la...

Quando somos sumariamente eliminados da Copa do Brasil por um time amador de Manaus...

Quando perdemos a invencibilidade de 17 anos no Couto para o Paraná Clube, no momento que eles se reestruturavam...

Quando o empate com o Nacional de Rolândia é tido como heróico...

E depois de tudo isso perdemos um turno do paranaense para os reservas do CAP...

Era obrigação do torcedor, mais notadamente do sócio, agir, reclamar, vociferar. Não fizemos nada disso, fomos passivos, alienados. Alguns até participaram de reuniões do tipo lavagem cerebral.

Agora é tarde, quem nos prejudicou está longe. E o Coritiba ficou com um legado maldito.

Os Coxas Brancas que por ingenuidade, por interesse, por vaidade ou por burrice apoiaram o projeto falido que se abracem ao Felipe Ximenes e sumam do Coritiba. Vocês fizeram um mal maior ao Clube que o próprio ex-superintendente de futebol. Aquele foi oportunista, a sociedade está impregnada desse mal.

Cabe a nós, torcedores, zelar pelo que é nosso!

Cabe aos pais cuidarem de seus filhos, protege-los dos males externos.

Não fizemos isso com o NOSSO Coritiba, deixamos o NOSSO Coritiba em mãos erradas, por isso merecidamente somos fadados à segunda divisão! Trilhamos esse caminho com muita competência.
Aos responsáveis por mais essa queda vai um recado:

- dessa vez o prejuízo é infinitamente maior se comparado às outras quedas para a segunda divisão. É difícil prever o tempo de recuperação. Torço para que meus filhos e netos vejam um Coritiba forte, eu não tive essa sorte!


11 comentários:

  1. Infelizmente não tivemos essa sorte, me considero no mesmo barco...
    mesmo assim, irracionalmente não abandonamos esse time e continuamos a segui-lo...
    As vezes acho que a nossa torcida é feita na sua maioria de crianças, ingênuas que acreditam no primeiro cara que aparece prometendo isso e aquilo, apupado por uma meia duzia de interresseiros prontos para meter a mão...
    E la vai a (infantil) torcida, que não sabe criticar nem ouvir criticas, atrás desses mercenários, defendendo eles com unhas e dentes...
    E quando pessoas com um pingo de visão tentam alertá-los, a criançada fica louca e até parte para a agressão, pra no final chorar e enfim perceber que mais uma vez seguiu um falso ídolo...
    Nunca me esqueço da vez em que xingava o gg e uns caras da nossa "maravilhosa" organizada quiseram partir pra cima de mim...
    E por várias e outras que após peregrinações, acabei acompanhando apenas a distância, uma hora cansa...
    Valeu pelo desabafo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados
      Vou aproveitar este espaço e fazer um comentário. Enquanto não encontramos um empresário bem sucedido que queira administrar o nosso Clube do coração, passaremos a sofrer todo ano. O Coritiba tem que ser administrado como se fosse uma empresa. Uma empresa possui um Orçamento anual onde você só compromete a Receita pré definida e acompanha os possíveis desembolsos com um Fluxo de Caixa semanal. Temos que trabalhar nesse tema, pois somente assim teremos o nosso Glorioso administrado profissionalmente. Além disso, um Conselho formado por verdadeiros Coxas Brancas é quem definirá a oportunidade de se contratar algum jogador, evitando esses BONDES que se encostam no nosso Clube.
      Meu nome é Elio Santos e resido em Florianópolis/SC.
      Parabés por este espaço.
      Abraços
      Elio

      Excluir
  2. Credence, tenho buscado evitar que este espaço vire um muro de agressões como virou o fórum do CXn. Penso que é preciso saber separar as coisas, e, por isso, seu comenário foi desabilitado.

    Peço desculpas, mas seguirei essa linha.

    Um abraço.

    Popini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Popini, você acredita que eu ter mencionado a doença é agressivo? Ou foi o fato de desejar o mal para ele e os familiares? Assim como ele é o dono do Coritiba, você é o dono deste espaço, não há o que fazer, aceito sua atitude e obrigado por me dar satisfação.
      Credence

      Excluir
    2. Concordo com o Popini. Já fui moderador de grupo em redes sociais e a pior coisa é você deixar passar um palavrão aqui, outro ali... a coisa vira uma bola de neve e depois ninguém mais se respeita. No caso do Coxanautas, o fórum acabou se tornando uma baixaria.

      Excluir
  3. Caro Cláudio: O quadro, realmente, é terrível. Não foi por falta dos reiterados alertas e de indicativos que a atual direção (notadamente o mandatário máximo) não foi, por diversas vezes, avisada dos equívocos praticados na montagem do elenco, que, não obstante, preferiu, com grande arrogância e soberba, ignorar os questionamentos dos verdadeiros Coxas. Optou, por conveniência ou falta de autocrítica, pelo discurso fácil dos bajuladores de plantão. Jamais aceitou enxergar qualquer resquício da realidade. Todavia, "como a esperança é a última que morre", vamos continuar torcendo pela nossa salvação. Também tive a oportunidade de ver o Coritiba campeão brasileiro (uma das poucas vantagens, neste caso específico, de não ser jovem), porém, receio de que tal fato jamais seja repetido... Espero estar errado. SAV

    ResponderExcluir
  4. Caro Coxa Branca Claudio Réus.

    Infelizmente não tivemos essa sorte, me considero no mesmo barco...

    Mais uma triste realidade para nós.

    SAV

    ResponderExcluir
  5. "Torço para que meus filhos e netos vejam um Coritiba forte, eu não tive essa sorte!"
    Tenho 36 anos e me considero nesse barco tambem.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei o que dizer do VRA. Em 2010, parece que houve um pacto entre torcida e Diretoria e ele e mais alguns coxas-brancas assumiram a bronca, uma série de boas contratações, redução da nossa pena no STJD, título da Série B. No início de 2011, veio o bi-parananense, o recorde de vitórias do Guinness e a excelente campanha na CB. Eu realmente acreditei no "Projeto" e fui um dos maiores defensores e fãs do VRA, achando que ele entraria para a história do Clube assim como o Evangelino. Eu não sei o que aconteceu lá dentro, se o VRA mudou sua política de ao invés de títulos nacionais o pagamento de dívidas, se o Ximenes queria ir embora e começou a sacanear nas contratações, etc... eu só sei que até o início de 2012 os erros pareciam pequenos em comparação com até onde chegamos. A partir do fiasco da final da CB 2012, a coisa desandou... Vilson já não era mais "o cara", M.O. começou a ser odiado e o Ximenes questionado. A péssima campanha no Brasileirão ano passado também mostrou que as coisas não estavam bem. No início de 2013, o tetracampeonato e a boa campanha no início do Brasileirão acalmou um pouco a torcida e acobertou os problemas do Clube, mas muita gente já estava pedindo a cabeça do Ximenes. Só agora percebemos que estamos sem rumo, não temos presidente e a atual gestão peca pela incompetência e apatia. A única coisa que pode nos salvar é um pacto entre os jogadores e a Diretoria, que os problemas entre essas duas partes sejam resolvidas e que os atletas façam o mínimo por boas apresentações e resultados em campo.

    ResponderExcluir
  7. Torço para que meus filhos e netos vejam um Coritiba forte, eu não tive essa sorte!" (3)
    Tenho 35 anos e me considero nesse barco também.
    Alias, apenas pra se ter uma ideia do que o atual momento pode causar, meu filho, de 10 anos de idade, me disse ontem a noite. _ Papai vç vai ficar muito triste se eu mudar de time? não aguento mais ver o Coxa só perder!!!
    Juliano -Gpuava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Juliano. Eu com meus 54 anos ainda vi o que foi nosso Coritiba. Isso aí que você contou sobre seu filho é, para mim, o fundo do poço a que um clube de futebol pode chegar. Não mostra serviço e as novas gerações vão migrando para os times que estão em evidência, os bons, os grandes e esta é a PIOR perda que pode haver pois os mais velhos se vão e a torcida não é renovada e o time vai minguando. Este é um dos motivos que me deixa muito furioso quando vejo nossos dirigentes não atentarem para este tipo de coisa. Quando eu era criança (faz muito tempo, he, he, he...) meu avô (pai da minha mãe) torcia para o Britânia, já ouviu falar? Pois é, aconteceu assim. Só os mais velhos ainda torciam para ele e foram morrendo, ficando doentes e o time foi se acabando, acabando e sumiu, absorvido pelo Ferroviário, se não me engano... Triste isso...
      Sidney1959

      Excluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).