quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Do Caos ao caos


Por: Felipe Rauen

 

O atual momento do Coritiba é quase impossível de ser adjetivado, tamanha é a indignação que nos vem à mente depois de uma apresentação pífia e desanimadora como a de ontem. Não houve um mínimo de bom futebol – nem o Alex! – não houve qualquer arremedo de postura tática e, a esta altura o pior, o estado de ânimo dos jogadores é extremamente preocupante, tamanha a passividade com que aceitaram o revés (ontem e domingo passado). Digo que o pior é a apatia, uma vez que, provado e comprovado que o time é fraco, somente uma superação poderia afastar o risco, cada vez mais perto, de um novo rebaixamento. Mas nem isso.

E contratamos um técnico que tem no seu perfil como qualidade a de “motivador”. Porém, logo ao assumir, disse que seria necessária “ajuda divina” para o Coritiba se reerguer .  Que leitura o amigo leitor faria se fosse um dos jogadores do Coritiba ao ler ou ouvir isso? “Nós não temos capacidade para mudar as coisas. Tratemos de rezar...” Que bela motivação.

Não devemos desprezar quem invoca ajuda divida, no futebol ou qualquer outra atividade. Respeitemos a fé. Mas Deus não tem time! Deus torce por todos e por nenhum! Ou melhor, penso que Ele torce pelos competentes.

Em 2008, Renê Simões, nosso técnico em 2007, quando voltamos à série A do campeonato brasileiro, lançou um livro “Do Caos ao Topo – Uma odisseia Coxa-Branca”. É um livro sem maior expressão, mas que serve para mostrar como decorreu aquele ano na visão do então técnico, em que pese no texto ele deixe um pouco de lado a humildade, mas isso não vem ao caso.

Pois bem, daquele topo a que se referia Renê Simões em 2008, fomos ao caos ao final de 2009 em momento que sempre é difícil de recordar.

E agora, quando as chances de o Coritiba voltar a cair para a segunda divisão são maiores e mais concretas do que as de escapar? Por todos os ângulos que se analise – estatístico, matemático, físico, psicológico, químico, sobrenatural ou sei lá o que mais – este é o horizonte que se descortina. 

Voltaremos ao caos em 2014?

E então quem será o autor de um livro com o título deste meu modesto texto?

Para finalizar. Mostrar indignação, seja com vaias ou outras atitudes, não é deixar de apoiar o time. Quando ele está muito ruim a voz rouca do estádio deve mostrar aos jogadores, comissão técnica e direção que não está satisfeita e exige providências. Pois vendo a transmissão de hoje pareceu-me, a exemplo do que já havia notado em outras ocasiões, que não só os jogadores, mas até a IAV está apática. Quem me acompanha deve saber das restrições que tenho em relação a tal torcida organizada pelo mal que já nos causou. Mas se o time está precisando de uma “sacudida”, por que não estão ajudando ao restante da torcida na mostra de inconformidade? Civilizadamente, é claro, nunca como já ocorreu. Comportamento estranho.

Estou encaminhando este texto ao Popini às 01,57 do dia de hoje, por isso peço que perdoem se eventualmente bati muito forte. Mas não estava conseguindo dormir. Estou com dor na alma e ela é tão forte que parece física. 


17 comentários:

  1. Vi no cxn e gostei: #Foda-çe Vilson!
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Caro Rauen,
    finalmente aprendi como publicar comentários no blog, rs.
    O seu texto e o do Popini resumem muito bem a gravidade da situação, e ontem comentei no CxN que está na hora da IAV tomar uma atitude, a menos que tenha sido "domesticada" pelo Sr. Vilson.
    Se o Péricles Chamusca for inteligente (até o momento acredito que seja) e motivador, ele usará o Atletiba como um ponto de virada no marasmo, na pasmaceira total em que os jogadores se encontram. O rival vem de duas derrotas seguidas e tentará se afirmar em cima do Coxa, então o clássico é a partida mais fundamental e importante do segundo turno para o futuro do Coritiba. Ou muda a atitude ou ano que vem teremos o clássico Coxa x Asa.
    SAV e um abraço, Becker!

    ResponderExcluir
  3. Esse grupo atual é o mais limitado dos últimos anos. E pensar que em 2011 com alguns ajustes teríamos tudo para brigar por sonhos grandes.

    João Paulo - Curitiba

    ResponderExcluir
  4. Estive no estádio ontem , nao consegui apoiar o jogo todo , e inacreditável ver estes jogadores em campo. Será que sentimos tanta falta assim do Urso ???? Nao e possível , o time esta perdido em campo , nao marca , nao cria e nao finaliza. Para que serve então ????

    ResponderExcluir
  5. Amigo Rauen:
    Como já postei no coxanautas, ontem, pela primeira vez na vida, saí do estádio aos 32 minutos do 2o. tempo, pois sabia que nada de bom poderia acontecer. Ontem ficou provado, na minha opinião, é claro, que não temos time para permanecermos na 1a. divisão. Mas, o que mais me causa revolta, é a falta de luta, pois técnica, com exceção de Alex, ninguem tem. Acho tambem, que o Alex, ao invés de ficar viajando, defendendo a mudança de calendário, deveria assumir o papel de lider, alem de torcedor, cobrando atitude dos jogadores, e tambem da diretoria. No jogo de ontem, entregou-se à marcação e sucumbiu junto com a mediocridade do time. Espero estar errado, mas algo me diz que dará um migué, para não jogar o clássico. Tristeza, frustração e revolta sem
    fim!
    Um abraço, ALVARO

    ResponderExcluir
  6. Será um "migué" maior, Álvaro, tipo uma fratura no dedo do pé, q é pra poder se dedicar o resto do ano ao Bom Senso Futebol Clube...

    ResponderExcluir
  7. Caro Dr. Rauen, o que poderíamos esperar de um time que não caiu por pouco no ano passado e que ainda contava com Rafinha, Emerson, Everton Ribeiro, David, etc...Se esse time quase caiu, imaginem com a ausência destes, a maioria por terem sido vendidos e o outro por permanecer mais no DM do que exercendo a função para a qual foi contratado. Mas não adianta mais lamentarmos e sim, miseravelmente torcermos para que os que estão atrás de nos percam seus jogos e nós consigamos somar alguns e vermos no que vai dar. Que pouca vergonha para esses "jogadores"...Termos que chegar a esse ponto já que os mesmos NÃO HONRAM COMO HOMENS A CAMISA QUE VESTEM!

    ResponderExcluir
  8. Prezado Rauen, infelizmente, só está se confirmando o que vínhamos alertando desde o Paranaense. Infelizmente o título Estadual, mascarou a fraca qualidade do elenco. Nosso Presidente, iludido pelo mercenário FX, acreditou que tínhamos um grande time, um grande elenco. Nas primeiras rodadas, fomos bem, por que os outros ainda estavam se estruturando e nós nem isso fizemos, fomos com o que tínhamos de pior: Chico, VF, JC, Artur, Bill, Diogo, Iberbia, etc. E agora? Não adianta chorar, é avaliar, torcer para algumas vitórias que possam nos livrar da ZR ou iniciar a reformulação para a série B em 2014. SAV

    ResponderExcluir
  9. Caro Rauen.Existe da minha parte um certo sentimento de luto,sou torcedora coxa a pelo menos 45 anos e nunca vi um time tão sem brio,vontade,diria até profissionalismo,porque se ao menos eles sentissem motivação,teríamos alguma chance.Vimos isso contra o corinthians,que embora com vários reservas ,jogamos.Mas depois desse jogo,nunca mais se dedicaram.Torço que o nosso novo técnico tenha a inteligência de focar a motivação do elenco no atlétiba.Ainda hoje,me lembro de um atletiba,cujo técnico era o Renê Simões,e na ocasião o Atlético poderia se tornar campeão com três rodadas de antecedência, e no site deles no dia anterior ao jogo,apareceu campeão(Estavam se sentindo campeões em cima do Coritiba) Simões,fez toda a sua preleção aos atletas em cima desse jogo.Foi um clássico maravilhoso, jogamos como verdadeiros leões guerreiros em campo.Salvo ledo engano o placar foi 4X3.Não conseguiram ser campeões ,diante do coritiba e do nosso estádio.É isso que desejo ver,um time que pelo menos lute e jogue até o último minuto.Cordiais saudações alvi-verdes.Luíza.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Dr. Rauen, somos apaixonados pelo nosso Clube, mesmo pagando Tv paga e muitas vezes fora de Curitiba, viajo para acompanhá-lo, sempre na esperança de ver mesmo um time limitado tecnicamente se esforçar, mostrar raça nem que seja uma correria, mas isto não acontece, o elenco não tem motivação, e isto acontece a tempos, tivemos um bom inicio, mas ilusório para quem acompanha e detecta as deficiências; Meu maior desprazer além de ver o desmanche do time é ver as declarações de nosso mandatário que retarda as ações que devem ser tomadas por acreditar na ilusão que se safaremos do pior, os erros já nascem na base onde não existe mais uma garimpagem por talentos e sim favorecimentos a quem indicou; O Sr. Vilson é o maior responsável por permitir que seu protegido superintendente transformasse o Coxa num balcão de negócios, torço para que o pior não nos aconteça e no futuro tenhamos pessoas mais capacitadas no futebol e não burocratas que se auto denominam superiores e entendidos com pouca humildade para reconhecer sua incapacidade no trato com atletas , esse corpo mole e o lotado DM tem explicação, mas a não transparência faz com que se varra a sujeira para debaixo do tapete.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Dr. Rauen: Finalmente aprendi a encaminhar as minhas mensagens. Parabenizo pelo seu lúcido texto. Não posso deixar de compartilhar das minhas preocupações quanto ao futuro do nosso glorioso Clube. Como torcedor Coxa-Branca, ainda que com grande tristeza pelo atual momento, ainda tento alimentar alguma esperança quanto a nossa permanência no grupo de elite. Torço bastante para que surja um motivador ou uma pessoa lúcida no Alto da Glória (o que reconheço ser difícil) que motive o atual grupo a nos salvar do pior que se torna, cada vez mais, visível no horizonte. SAV

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo
    Diga você o que quiser dizer não importa , pois tenho uma opinião formada.
    Para mim VANDERLEI já passou da hora de ter uma vaga na seleção , pois
    joga muito e se não fosse ele nós já estavamos em um buraco maior !!!
    Junior Urso é um volante extremamente importante para o time e nunca fez
    corpo mole.Creio que não ha culpados pelo momento , mas pessoas que
    erraram em suas decisões ou na falta delas.WRA já fez muito pelo COXA e
    creio que vai fazer ainda mais , mas demorou para demitir o FX.
    Este time não é tão ruim como falam , mas esta passando por um momento
    complicado. Veja o elenco do SÃO PAULO !!!
    Veja quantos tecnicos "caros " passaram por lá !!!
    Vamos ver o COXA em um contexto geral. Eu como COXA desde de criança e
    agora na casa dos 40 anos nunca tive tanta alegria em ser COXA BRANCA como
    nos últimos 5 anos.
    Creio que a virada virá no classico de domingo onde aplicaremos uma goleada nos PATÉTICOS.
    Ainda acredito na SULAMERICANA e digo mais , eu acredito que seremos CAMPEÕES da SULAMERICANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reitero aqui o pedido para q as pessaos se identifiquem espontaneamente ao comentarem, pois não há nenhum motivo para q se mantenha o anonimato quando se acredita no q se fala.

      Há maneiras de fazer isso através dos mecanismos se identificação do Blog, mas penso q isso seria desnecessário à medida em q todos assinassem as suas opiniões.

      Abs!

      Excluir
  13. Ao Amigo ANONIMO otimista, pergunto: Quais serão os jogadores que irão nos propiciar tamanha alegria???
    Os culpados por estarmos com um elenco totalmente despreparado, são dois. Um já foi e diga-se de passagem , com a "mala cheia" e o outro esta ai pondo a culpa no CAP pelo nosso fracasso.
    Já acompanho o nosso COXA a quase cinquenta anos e não adianta, antes de cada jogo vem aquele friozinho no estomago por uma grande apresentação, o problema é, com quem time...

    ResponderExcluir
  14. Alex - Previsão de dedo do pé machucado confirmada, na mosca!.

    ResponderExcluir
  15. Dr. Rauen parabéns pelo blog junto com o Popini.

    Como comentei antes, somente com a cobrança em cima da diretoria é que sairemos deste marasmo (buraco mesmo).
    E nada melhor que começar ganhando do tretis e sem o Alex (que realmente parece mais preocupado com outros assuntos).
    E realmente muito estranha a "acomodação" da IAV - Parece que foram domesticados (2)

    SAV - Sergio Valdeira

    ResponderExcluir

POR FAVOR, assine seu comentário (a despeito de o endereço IP ficar registrado, o anonimato é reservado para os covardes).